Carrinho

RIQUAL

Apresentação da RIQUAL

A Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL) resultou da iniciativa de António Ramos Pires e Margarida Saraiva. Como, em 2010, passavam 10 anos sobre o 1º Congresso da Qualidade em Portugal (iniciativa do IPQ), colocou-se a questão de retomar aquela iniciativa. Assim, teve origem o I Encontro dos Investigadores da Qualidade, a 4 de junho de 2010, em Troia, com o objetivo principal de verificar a validação da realização periódica de um Congresso/Conferência científica. Concluiu-se que não se justificava, dada a existência de eventos suficientes na Europa e no mundo, mas que os Encontros, como forma de reunir os investigadores da área, eram ajustados ao que se pretendia. A partir do II Encontro, em 2011, estes encontros de investigadores passaram-se a designar Encontros de Tróia (local em que se realizou o I Encontro).

Em 2012, a Rede aceitou integrar-se na Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), como uma Estrutura da Associação, em que a Revista TMQ passou a ser gerida no âmbito da RIQUAL, situação que se manteve até 2019. A mudança de orientação estratégica da Direção da APQ, em 2018, conduziu a Rede, em 2019, a voltar a gestão autónoma, já que deixou de ter condições mínimas de trabalho e de desenvolvimento no seio daquela Associação, dando origem a uma nova Sociedade com personalidade jurídica.

A RIQUAL é uma Sociedade científica e uma Rede colaborativa, constituída em Portugal, mas aberta a investigadores de outros países, em particular os de língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa. Regista cerca de 150 membros, oriundos de grande parte das Instituições de Ensino Superior de Portugal, de Espanha e de outros países dos PALOP´s.

Com mais de 10 anos de atividade, a RIQUAL publicou 20 números da Revista Científica TMQ-Techniques, Methodologies and Quality, realizou 10 Encontros nacionais, tendo publicado também as respetivas Atas. Para além disso, pretende constituir uma plataforma de encontro e de desenvolvimento de todos os profissionais, que desenvolvam atividades de Investigação, Desenvolvimento e Demonstração, na área da qualidade ou outras afins.

Julho 2019

Como Aderir?

Os candidatos a membro da Rede devem formular a sua candidatura, enviando Curriculum detalhado para:

António Ramos Pires

ramos.pires1@gmail.com

Margarida Saraiva

msaraiva@uevora.pt

A decisão de aceitação como membro da RIQUAL é tomada pela Comissão Coordenadora e depende da satisfação dos seguintes critérios:
– Docente ou investigador em Instituições de Ensino Superior, Centros e Laboratórios de Investigação e Desenvolvimento, Centros Tecnológicos de Investigação, Desenvolvimento e Demostração, ou outras organizações em que se desenvolvam este tipo de atividades de forma continuada.
– Curriculum comprovativo deste tipo de atividades de forma continuada.