Qualidade e certificação: aplicação empírica numa organização certificada pela norma ISO 9001
Qualidade e certificação: aplicação empírica numa organização certificada pela norma ISO 9001
Índice
Actualmente, numa sociedade em constante mudança, em que a obtenção e a melhoria da qualidade é considerada como uma vantagem competitiva sustentada, a certificação tem vindo a assumir, cada vez mais, um papel bastante importante no seio das organizações.
Neste mercado global, a qualidade e a certificação são factores de diferenciação e são ferramentas de vital importância para o sucesso da gestão das organizações, pela garantia de que os processos são desenvolvidos segundo um conjunto de normas de referência pré-estabelecidas, que conferem qualidade no produto concedido ou no serviço prestado.
Neste sentido, é oportuno investigar e questionar as organizações sobre a forma como estas «pensam» em qualidade e em certificação. Pelo que, a temática central deste estudo debruça-se sobre a importância da qualidade nas organizações e de que forma a certificação é uma prioridade para as mesmas.
Com o objectivo principal de analisar e identificar a relação existente entre a qualidade e a certificação numa empresa, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, junto dos colaboradores da Saint-Gobain Glass Portugal, SA.
Esta análise permite verificar como os colaboradores concebem e interiorizam a aplicação de iniciativas relacionadas com a qualidade e como assimilam as vantagens na obtenção da certificação nas mais diversas áreas.
CAPRICHO, L. e A. LOPES (2007). Manual de gestão qualidade 100%, Lisboa: Editora RH Lda.
CROSBY, P. B. (1979). Quality is free. The art of making quality certain, Nova York: McGraw-Hill Book Company.
DEMING, W. E. (1986). Quality, productivity and competitive position, MIT, Massachusetts: Center for Advanced Engineering Study.
DEMING, W. E. (1992). Quality, productivity and competitive position, Cambridge: Massachu- setts Institute of Technology.
SGGP (2007). Boletim de Prevenção Saint-Gobain Glass e Manual da Qualidade da Saint-Gobain Glass.
http://pt.saint-gobain-glass.com/b2c/default.asp (consultado em 10 de Março de 2008)
FEIGENBAUM, A. V. (1949). Total quality control, Nova Iorque: McGraw-Hill.
ISHIKAWA, K. (1985). What is total quality control? The japanese way, Englewood, New Jer- sey: Prentice Hall.
JURAN, J. M. (1964). Managerial breakthrough, Nova Iorque: McGraw-Hill. JURAN, J. M. (1988). Quality control handbook, Nova Iorque: McGraw-Hill. MORAIS, L. (2006), Guia de empresas certificadas, Lisboa: Edição Cempalavras. MORAIS, L. (2007), Guia de empresas certificadas, Lisboa: Edição Cempalavras.
Qualidade, Certificação, ISO 9001