A caminho de uma escola com mais qualidade: auto-avaliação de uma escola básica aplicando a CAF
A caminho de uma escola com mais qualidade: auto-avaliação de uma escola básica aplicando a CAF
Índice
Na actualidade, está em curso uma grande reforma na Administra- ção Pública, com vista à sua modernização e adaptação às necessidades de uma sociedade em permanente mudança. Neste contexto, a melhoria do ser- viço educativo prestado pelas escolas é essencial ao aumento dos níveis de qualificação dos alunos, como forma de dar resposta a um dos grandes pro- blemas estruturais de Portugal. Assim, a avaliação e auto-avaliação do desempenho da escola tem ganho uma relevância crescente, no sentido de garantir um progresso permanente do sistema educativo. Este só é realizável através de uma reflexão acerca dos procedimentos implementados, que se propõem suprir as necessidades das escolas e dar resposta às exigências da sociedade actual.
Este estudo tem como finalidade dar o seu contributo para essa discussão, através da apresentação de uma aplicação prática, do modelo CAF, a uma escola do ensino básico. Neste sentido, fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer uma aplicação da ferramenta CAF a uma escola pública de Portugal continental, com base na metodologia usada no Projecto QUALIS, aplicado às escolas públicas, da Região Autónoma dos Aço- res.
ABREU, M. V. (2002). Contributo para a Construção da Qualidade na Escola. Conselho Nacional de Educação, Lisboa.
ANDRADE, A., EVARISTO, C., NOLASCO, I., ORVALHO, J., ZILHÃO, M. J., ÔCHOA, P., NETO, S.
(2004). Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: um Modelo Integrado de Aplicação da CAF. Secretaria-geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Lisboa.
APQ (2008). Níveis de Excelência: Um percurso em cinco etapas para a Excelência Europeia.
(http://www.apq.pt, consultado em Dezembro, de 2008).
DGAEP (2008). Estrutura Comum de Avaliação (CAF). Modelo CAF 2006, edição portuguesa.
(http://dgaep.gov.pt, consultado em Outubro, de 2008).
EFQM (2008). The EFQM Excellence Model. (www.efqm.org, consultado em Outubro, de 2008).
EIPA (2006). CAF works – better service for the citizens by using CAF. Editors: Elisabeth Dea- ring, Patrick Staes, Thomas Prorok. EIPA Code CAF/2006/01.
(http://www.eipa.nl/en/home, consultado em Novembro de 2008).
IGE – INSPECÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO (2008). Avaliação Externa das Escolas. (http://www.ige.min-edu.pt, consultado, em Outubro, de 2008).
LEANDRO, E. (2002). Guião para Auto-Avaliação de Desempenho. Colecção Cadernos nº 3 e 4. Edições INA: Oeiras.
MADUREIRA, C. (2004). Avaliar as Escolas para Modernizar os Sistemas de Ensino no Contexto da Reforma Administrativa. Colecção Cadernos, nº 8. Edições INA: Oeiras.
PORTUGAL (2002). Aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, de- senvolvendo o regime previsto na Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sis- tema Educativo). Lei n.º 31/ 2002. Diário da Republica, n.º 294, I Série-A, de 22 de Dezembro, 7952-7956.
QUALIS, DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, AÇORES, (2007). Projecto QUALIS 2007.
(https://www.edu.azores.gov.pt/projectos/qualis, consultado, em Outubro, de 2008).
ROCHA, A. P. (1999). Avaliação de Escolas. Edições ASA, Porto.
SARAIVA, P., ROSA, M. J. & D’OREY, J. (2003). Projecto «Melhorar a Qualidade!»: Guião de Auto-Avaliação. Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP). Lisboa.
SARRICO, C., ROSA, M. J. & COELHO, I. P. (2008). Avaliação de escolas em Portugal: que fu- turo? Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Vol. 7, N.º2, 56-67.
TAVARES, M. R. (2006). Auto-avaliação de uma Escola Secundária: Aplicação do Modelo de Excelência da EFQM. Dissertação apresentada no âmbito do mestrado em Gestão Pública, pela Universidade de Aveiro.
VALADARES TAVARES, L., GRAÇA, P., VALADARES TAVARES, M. (2002), Assimetrias Regionais de Desempenho Educativo – Estudo SEDES, Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia e Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico: Lisboa.
autoavaliação, avaliação de desempenho, melhoria, qualidade, educação.