Controlo estatístico da qualidade e saúde
Controlo estatístico da qualidade e saúde
Índice
Os valores em causa na saúde, a vida e o bem estar, e a sua ausência, a morte, o dano e a doença, tornam ainda mais exigente o uso de métodos de controlo e melhoria do desempenho do sistema de saúde e das suas partes. A dimensão e a fragmentação estrutural, como características da rede de prestação de cuidados, agravam os riscos próprios e colocam desafios de gestão e de qualidade inigualáveis. Podemos dizer que nos encontramos no início de uma nova era, a qual exige que nos aparelhemos para a viagem de eliminação constante de erros e desperdício na Saúde. Sem margem para dúvidas a estatística e os estatísticos são uma parte essencial da tripulação e da aparelhagem dessa nova navegação.
ADVISORY COMMISSION ON CONSUMER PROTECTION AND QUALITY IN THE HEALTH CARE INDUSTRY (1998), Quality First: Better Health Care for All Americans.
Deming,E. (1982) Out of the Crisis. Cambridge, Massachusetts, EUA: Massachusetts Institute of Technology.
Deming,E. (1994). The New Economics for Industry, Government, Education. Cambridge, Massachusetts, EUA: Massachusetts Institute of Technology.
Juran Institute (1994). Quality Improvement Tools. Wilton, EUA.
Juran, J.M. (1997), Early SCC. A Historical Supplement. Quality Progress, (Set.), p.79 Mann, N.R. (1992). Deming, As Chaves da Excelência. São Paulo: Makron, McGraw-Hill.
Silva, A.,Varanda, J. e Dória Nóbrega, S. (2004). Alquimia da Qualidade na Gestão dos Hospitais. Lisboa: Principia.
Estatística, Qualidade, Saúde