Sistema Toyota de Produção: um ensaio teórico sobre a filosofia que está revolucionando as organizações
Sistema Toyota de Produção: um ensaio teórico sobre a filosofia que está revolucionando as organizações
Índice
O objetivo principal do presente artigo é analisar a forma de atuação do Sistema Toyota de Produção e do Lean Thinking a partir da reunião de seus principais conceitos, que serão abordados no decorrer do trabalho. A Filosofia Lean sustenta suas estratégias de trabalho na melhoria dos processos em busca de uma maior produtividade nas operações industriais. Os princípios da Filosofia Lean, desenvolvidos no Sistema Toyota de Produção compreendem, em sua atuação, a redução máxima dos estoques de produtos e componentes e a constante busca pela melhoria contínua dos processos através da
eliminação de desperdícios por toda a empresa. Essa filosofia de produção tem conquistado espaço nas empresas por todo o mundo ao longo dos últimos anos e hoje é utilizada por muitas indústrias que enxergam nela oportunidades de melhoria. A metodologia utilizada no presente artigo foi o ensaio teórico seguido de pesquisa bibliográfica. Pôde-se perceber, com o conteúdo explanado que a produção enxuta pode ser considerada como uma forma de agregar valor ao processo produtivo, uma vez que alinha as ações, realizando-as de maneira eficaz e sem interrupção, fazendo com que o processo seja conduzido a produzir cada vez mais com cada vez menos.
Kelly Zanon De Bortoli Pisoni é mestranda em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santo Ângelo. Suas áreas de intereses são Gestão de Pessoas, Gestão de Organizações, Inovação e Qualidade de processos e produtos.
Ver artigo
Lean Thinking, melhoria contínua, processos, Sistema
Toyota de Produção