Avaliação de painéis de média densidade produzidos a partir de resíduos das indústrias de papel e celulose e sucroalcoleira para aplicação estrutural utilizando resina poliuretana
Avaliação de painéis de média densidade produzidos a partir de resíduos das indústrias de papel e celulose e sucroalcoleira para aplicação estrutural utilizando resina poliuretana
Índice
No Brasil intensificam-se os estudos visando o aproveitamento de resíduos provenientes de processos industriais com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente, minimizando a exploração e o uso de recursos naturais como por exemplo a madeira nativa. Este trabalho avaliou o emprego dos resíduos do descascamento de Eucalyptus urophylla, Eucalyptus grandis e Eucalyptus camaldulensis provenientes de florestas da Indústria Eldorado Brasil – Papel e Celulose e partículas de bagaço da industria Vale do Paraná – álcool e açúcar; para a produção de painéis aglomerados de média densidade (MDP). Os painéis foram confeccionados utilizando-se resinas poliuretanas bi-componetes de dois fornecedores, a Industrial Plural Química de São Carlos e Imperveg de Aguaí, ambas de São Paulo. Foram realizadas avaliações segundo a NBR14810 (2013) visando caracterizar as propriedades físicas e mecânicas dos painéis e os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística pelos métodos de Tukey, Anova e Regressão Linear. Os painéis produzidos com porcentagens de 0 a 30% de resíduo bagaço de cana adicionados ao resíduo de eucalipto apresentaram resultados físicos e mecânicos satisfatórios para utilização como painéis estruturais, e porcentagens de 30 a 50% de resíduo bagaço de cana apresentaram resultados satisfatórios para painéis não estruturais.
Larissa Queiroz Minillo recebeu o título de Mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 2017. Atualmente é professora na Universidade do Oeste Paulista (São Paulo) onde atua também como pesquisadora. Seus temas de pesquisa são estruturas, estruturas de madeira e painéis de madeira aglomerada.
Bruna Bessa Rocha recebeu o título de Mestre pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (São Paulo) em 2016. Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade do Oeste Paulista (São Paulo) onde atua também como pesquisadora. Seus temas de pesquisa são ambiente construído, painéis de madeira aglomerada, e sistemas construtivos.
Sergio Augusto Mello da Silva é Doutor pela Universidade Estadual de Campinas em 2003. É Livre Docente pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (São Paulo) onde atua também como pesquisador. Seus temas de pesquisa são ambiente construído, desenvolvimento de produtos, painéis de madeira aglomerada, MDF e sistemas construtivos.
Cohen, Y. (1996) Volatile organic compounds in the environment: a multimedia perspective.. ASTM STP 1261, Eds., American Society for Testing and Materials, pp.7-32.
Dias, F. M. (2005) Aplicação de resina poliuretana à base de mamona na fabricação de painéis de madeira compensada e aglomerada. Faculdade de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de São Paulo.São Carlos.
Dias, F. M.; Lahr, F. A. R. (2004) Alternative castor oilbased polyurethane adhesive used in the production of plywood. Materials Research, Vol.7, n.3, p.413-420.
Hellmeister, J. C. (1983). Madeiras e suas características, Encontro Brasileiro em madeira e em estruturas de madeira, São Carlos, Brasil.
Iwakiri, S. (2005) Painéis de madeira reconstituída. Curitiba: Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná- FUPEF, p.123-166.
Mattos, R. L. G.; Gonçalves, Mendes, R.; Chagas, F.B. das. (2008) Painéis de madeira no Brasil: panorama e perspectivas. Rio de Janeiro: BNDES Setorial. 156 p.
NBR 14810-2 (2013). Painéis de partículas de média densidade: parte 2: requisitos e métodos de ensaio. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Rio de Janeiro.
Painéis de madeira aglomerada, Resíduos da indústria de celulose, Resíduos da indústria sucroalcooleira, Resina poliuretana