Carrinho

Número Especial – Sustentabilidade

Editores

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

Editores Convidados

Helena Navas || Daniel Cardoso Vaz

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Índice

No presente número especial da Revista TMQ reunimos 16 artigos que nos falam de sustentabilidade de um modo geral, ou já particularizada na sua vertente energética, nomeadamente recursos renováveis. Mais de metade dos artigos referem-se, ainda mais em particular, a um destes recursos renováveis, a energia solar, seja no aproveitamento térmico ou no fotovoltaico.

Cerca de 40% das contribuições deste número provêm do Brasil, 20% de Portugal, e as restantes contribuições são de países americanos de língua castelhana, repartidas em partes iguais entre o México e o grupo formado pelo Chile, Colômbia e Perú.

No contexto da sustentabilidade surgem o conceito de economia circular e as estratégias visando a descarbonização das fontes energéticas. O primeiro artigo deste volume proporciona—nos, na sua introdução, uma súmula da problemática das alterações climáticas, abordando seguidamente a oportunidade da utilização de resíduos agrícolas na produção de embalagens para produtos agropecuários. Na mesma linha, outro artigo apresenta-nos a possibilidade de produzir painéis para aplicação estrutural a partir de resíduos vegetais de três indústrias transformadoras. Outro artigo, também de autores brasileiros, relata-nos o caso de matérias de origem animal que não têm sido devidamente eliminadas no Brasil, por falta de regulamentação adequada, e como o seu aproveitamento energético num forno de cimento se traduz em vantagens ambientais, sociais e económicas.

Um interessante ponto de vista sobre como as metas de eficiência energética não podem ser indiferentes a aspetos económicos é apresentado no quarto artigo deste número. Nele, os autores apresentam uma avaliação do comportamento do mercado imobiliário português a fim de explorar a possibilidade de utilizar valores induzidos pela especulação imobiliária para atingir metas mais ambiciosas de poupança de energia nos edifícios e lograr atingir as metas europeias para 2050.

O quinto artigo vem do Perú e narra a experiência de 25 anos na investigação, desenvolvimento e validação em meio rural de tecnologias de energias renováveis e a sua integração em casas ecológicas adaptadas a cada região climática do país (costa, serra e selva). Um desafio à produção distribuída de eletricidade renovável é a intermitência dos recursos naturais que mais comummente são considerados para tal: os recursos solar e eólico. Para tirar partido da complementaridade entre estes dois recursos, é necessário ter um bom controlador da micro-rede a que se encontrem ligados os equipamentos de conversão, e que não pode dispensar capacidade de armazenamento. É este o tema do artigo que nos chega de uma colaboração entre autores da Colômbia e do México.

Para além da geração de energia elétrica podemos ainda recorrer às energias renováveis para obter calor para aquecimento de espaços. Contudo, ao recorrer à queima de lenhas para esse fim, há que atender a questões como a emissão de partículas, eficiência energética e segurança. Três autores chilenos esclarecem-nos como a introdução, em 2014, de uma norma de emissão para aquecedores a biomassa, populares em alguns centros urbanos do Chile, tem permitido melhorias naquelas três vertentes.

Arrumámos numa segunda parte desta coleção nove artigos sobre a energia solar. O Brasil, para além de ser um país com boa disponibilidade do recurso solar, é o terceiro maior produtor a nível mundial de milho. Assim, não nos deve surpreender que nos chegue um trabalho justamente sobre o aproveitamento da energia solar para o imperativo processo da secagem dos grãos, trabalho esse que tem por objetivo elucidar-nos sobre as vantagens ambientais, económicas e de segurança, desta alternativa. Os três artigos seguintes são mais técnicos, e relatam ensaios em ambiente controlado de: um painel solar plano para aquecimento de água, difração da luz solar através de garrafas PET cheias de soluções aquosas diversas para iluminação natural de espaços interiores e, por fim, o recetor de um refletor Fresnel linear.

Ainda em linha com uma abordagem mais técnica, seguem-se dois artigos sobre o melhor desempenho dos painéis fotovoltaicos quando arrefecidos: um em que dez painéis termo­‑fotovoltaicos foram avaliados experimentalmente por termografia, e outro, baseado em simulações de dinâmica de fluidos computacional e em análise termodinâmica, em que se estuda a influência de carenagens de característica difusora no escoamento de ar sobre os painéis e, consequentemente, no rendimento destes.

Os três últimos artigos consideram o processo de implantação, ou aplicação, de sistemas fotovoltaicos. No primeiro apresenta-se um estudo económico, sem esquecer a regulamentação aplicável, de implantação na cidade de Salvador, Brasil, a 13° latitude e com uma irradiação diária média anual de 5,3 kWh/m²/dia (que representa um valor médio no Brasil, embora seja superior ao que se verifica em qualquer ponto da Europa). No segundo, discute-se o dimensionamento de um sistema fotovoltaico misto (ligado à rede e incluindo baterias para autonomia de 5 horas) para um edifício universitário em Chapingo, México (19° latitude), com uma necessidade de potência de aproximadamente 60 kW/dia. Por fim, temos um artigo com a avaliação técnico-económica do fornecimento de energia elétrica por painéis fotovoltaicos na cobertura das instalações de uma empresa de serviços, para satisfazer tanto as necessidades do edifício como as da frota de veículos elétricos da empresa.

Terminamos desejando boa leitura e agradecendo o convite que nos foi formulado para sermos editores convidados deste número temático, convite esse que muito nos honrou.

O Editor Coordenador,

António Ramos Pires

Os Editores Convidados,

Daniel Cardoso Vaz

Helena Victorovna Guitiss Navas

A REVISTA TMQ – TECHNIQUES METHODOLOGIES AND QUALITY é uma marca registada no INPI com o Nº 614089 e sujeita os artigos publicados a dupla revisão por pares, estando disponível online em:  https://publicacoes.riqual.org

A TMQ está indexada à Latindex – Sistema regional de informações on-line para revistas de investigação científica nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Responsabilidade: A RIQUAL ou seus representantes e os Editores não são responsáveis por qualquer erro(s), validade de dados / conclusões ou violação de direitos autorais em qualquer artigo publicado nesta revista. Os Autores são os únicos responsáveis por todo o conteúdo dos artigos publicados na revista.

The JOURNAL TMQ – TECHNIQUES METHODOLOGIES AND QUALITY is a registered trademark with INPI under Nº 614089 and is a peer-reviewed and publicly available journal, being available online at:  https://publicacoes.riqual.org    

TMQ is indexed at Latindex – Regional system of online information for scientific research journals in the countries of Latin America, the Caribbean, Spain and Portugal.

Disclaimer: RIQUAL or its representatives and the Editors are not responsible for any error(s), validity of data/conclusions or copyright infringements in any article published in this journal. Authors are solely responsible for the entire contents of the paper published in the journal.

FICHA TÉCNICA:

Título: Número Especial – Sustentabilidade | 2020

ISSN: 2183-0940

Editora: RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade

Paginação e produção gráfica: RIQUAL

e-mail: info@riqual.org

TECHNICAL DATA SHEET:

Title: Special Issue – Sustainability | 2020

ISSN: 2183-0940

Publisher: RIQUAL – Network of Quality Researchers

Pagination and graphic production: RIQUAL

e-mail: info@riqual.org

www.publicacoes.riqual.org

MANAGING EDITORS:

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

Helena Navas – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Daniel Cardoso Vaz – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Reviewers:

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Luís Lourenço, Universidade da Beira Interior

Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra

Helena Navas, Universidade Nova de Lisboa

Daniel Cardoso Vaz, Universidade Nova de Lisboa

Editorial Board:

Albano Ferreira, Universidade Katyavala Bwila, Angola

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

António Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Artur Santana, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Dênis Cunha, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Elsa Simões, Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde

Gerson Tontini, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil

José Álvarez-Garcia, Universidad da Extremadura, Espanha

José Sarsfield Cabral, Universidade do Porto, Portugal

Julio Macedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Keylor Villalobos, Universidad Nacional de Costa Rica, Costa Rica

Luís Lourenço, Universidade da Beira Interior, Portugal

Manuel Suarez-Barraza, Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, México

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Maria da Conceição Barbosa Mendes, Universidade Katyavala Bwila, Angola

Maria de la Cruz del Rio-Rama, Universidad de Vigo, Espanha

Martí Casadesús, Universitat de Girona, Espanha

Nelson António, ISCTE-IUL, Portugal

Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra, Portugal

Pedro Saraiva, NOVA IMS, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Virgílio Cruz Machado, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Lista de Autores:

Sustentabilidade

Bruna Bessa Rocha – Universidade Estadual Paulista (Brasil)

João Flores – Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Júlia Seixas – Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Larissa Queiroz Minillo – Universidade Estadual Paulista (Brasil)

Martín Hidalgo Reyes – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Miguel Cavique – Escola Naval (Portugal)

Ricardo Carrasco Carpio – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Brasil)

Ricardo de Lima Silva – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Brasil)

Sergio Augusto Mello da Silva – Universidade Estadual Paulista (Brasil)

Vladimir Berenguer Pina – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Geral renováveis

Angie J. Valencia C. – Universidad Militar Nueva Granada (Colombia)

Carlos Salgado – Laboratorio de Ensayo Cerylab Ltda., San Pedro de la Paz (Chile)

Edgar A. Portilla F. – CIDETEC, IPN (México)

Jorge Jiménez – Universidad de Concepción (Chile)

Mauricio F. Mauledoux M. – Universidad Militar Nueva Granada (Colombia)

Miguel Hadzich Marín – Pontificia Universidad Católica del Perú (Perú)

Oscar Farías – Universidad de Concepción (Chile)

Oswaldo Rivera R. – Universidad Militar Nueva Granada (Colombia)

Sandra Vergara – Pontificia Universidad Católica del Perú (Perú)

Solar

André Guimarães Ferreira – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)

Bonifacio Gaona Ponce – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Cristiana Brasil Maia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil)

Gilberto de Jesús López Canteñs – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Gisele Mol da Silva – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)

Ícaro Kleisson Araújo Lucena – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

Jacqueline Biancon Copetti – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

José Ubiragi de Lima Mendes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

José Weverton Oliveira Silva – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

José Wilson Oliveira Silva – Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil)

Juan Carlos Olguín Rojas – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Mario Henrique Macagnan – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

Patrícia Scalco – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

Synara Lucien de Lima Cavalcanti – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

Solar fotovoltaico

J. Marques Cardoso – Universidade da Beira Interior (Portugal)

Adérito N. Alcaso – Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)

Alex Álisson Bandeira Santos – Centro Universitário SENAI CIMATEC (Brasil)

Alex Álisson Bandeira Santos – Centro Universitário SENAI CIMATEC (Brasil)

Bonifacio Gaona Ponce – Universidad Autónoma Chapingo (México)

A. Figueiredo Ramos – Instituto Politécnico da Guarda (Portugal)

Fernando Neto da Silva – Universidade de Aveiro (Portugal)

Francisco Muñoz Gómez – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Gilberto de Jesús López Canteñs – Universidad Autónoma Chapingo (México)

João Pedro Brito de Andrade – Centro Universitário SENAI CIMATEC (Brasil)

José Paulo Oliveira Santos – Universidade de Aveiro (Portugal)

Juan Carlos Olguín Rojas – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Leandro Henrique Pinto Dantas – Universidade de Aveiro (Portugal)

Noel Chávez Aguilera – Universidad Autónoma Chapingo (México)

Thiago da Paz Caldas – Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Brasil)

Thiago Lustosa Lima Dórea – Centro Universitário SENAI CIMATEC (Brasil)

Turan Dias Oliveira – Centro Universitário SENAI CIMATEC (Brasil)

TÍTULO: TMQ – Número Especial – Sustentabilidade

© RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade

Lisboa, 2020

ISSN: 2183-0940

e-mail: info@riqual.org

www.publicacoes.riqual.org