OUVINDO O CLIENTE PARA MUDAR: UMA PROPOSTA DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE
OUVINDO O CLIENTE PARA MUDAR: UMA PROPOSTA DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Índice
1. INTRODUÇÃO
2. CRESCIMENTO, RENTABILIDADE E CONTINUIDADE, O QUE TODA A EMPRESA QUER
3. OUVINDO OS CLIENTES PARA MUDAR
3.1. Os interesses dos clientes3.2. As mudanças necessárias a fim de atender os interesses dos clientes
3.3. Divulgação / Comunicação com o cliente
4. A APLICAÇÃO DA JANELA DE JOHARI
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O conhecimento mútuo entre empresa e cliente é um fator que pode contribuir para o estabelecimento de uma melhor relação e constituição de uma parceria plena. O presente trabalho apresenta como esse conhecimento pode ser desenvolvido para a melhoria do relacionamento. O modelo propõe a busca de informações a respeito do produto tanto por parte do cliente quanto da própria empresa e, através da confrontação, identificar e procurar alternativas de ajustamento na comunicação, no produto e nos processos internos visando à sustentação ou à ampliação das vantagens competitivas.
Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO com Pósdoutorado em Administração pela Universidade do Porto (FEP) e em Ciências da Informação pela UFRJ (IBICT). Possui doutoramento em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ), mestrado em Ciências da Informação (IBICT/UFRJ) e bacharelado em Ciências da Administração (UGF). Possui, ainda, Especialização em Psicopedagogia (UCAM), MBA em Management (FGV), Especialização em Sistemas de Informação (UNESA) e, complementarmente, Formação na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (ICELP – Jerusalém)
ANDRADE, A. (1997). Organizações Inovadoras. Informativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Rio, Caderno Boa Chance, Jornal O GLOBO- 31 de agosto de 1997
ANDRADE, A. (1999). A gestão da informação e a melhoria do desempenho organizacional. DECIDIR. Rio de janeiro, n. 54, p. 20-21, jan.
ANDRADE, A. (1999). Benchmarking é mais do que comparar. Administração de negócios – COAD. Rio de janeiro, n. 12, p. 248 –250, jun.
BARABBA, V. P., ZALTMAN Gerald (1994). A voz do mercado: a vantagem competitiva através da utilização criativa das informações do mercado. São Paulo: MAKRON Books. 308 p.
BERTRAN, H., OLIVER, F. F. (1993). O comportamento do consumidor: a busca da informação – Documento de Trabalho n. 73. Rio de Janeiro: Departamento de Administração – PUC – Rio, Jun., 19 p.
CHIAVENATO, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books. 664 p.
FLEURY, A., FLEURY, M. T. L. (1997) Aprendizagem e inovação organizacional: As experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas. 235 p.
FRITZEN, S. J. (2006). Janela de JOHARI Exercícios vivenciais de dinâmica de grupo, relações humanas e de sensibilidade. Rio de janeiro: Vozes, 120 p.
FURLONG, C. B. (1994). Marketing para reter clientes: crescimento organizacional através da retenção de clientes. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 266 p.
GALE, B. T. (1996) Gerenciando o valor do cliente: criando qualidade & serviços que os clientes podem ver. São Paulo: Pioneira. 368 p.
KOTLER, P., ARMSTRONG, G. (2008) Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-hall do Brasil. 624 p.
LEVY, A. R. (1986) Estratégia em ação: administração estratégica, estratégia competitiva, análise de portifólio, posicionamento de produtos. São Paulo: Atlas, 234. p
RANGEL, A. (1994). Cliente Interno: o mexilhão – um parceiro ou uma ameaça para o sucesso do seu negócio. São Paulo: marcos cobra. 146 p.
RICO, R. R. (1996). Benchmarking estrategico y tactico: metodología práctica para aprender y mejorar la competitividad, eficiencia y resultados. Buenos Aires: MACCHI GRUPO EDITOR, 121 p.
SENGE, P. M. (2004). A Quinta Discilplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller. 443 p.
WHITELEY, R. (1992) A empresa totalmente voltada para o cliente – do planejamento à ação. Rio de janeiro, Campus. 288 p.
WING, M.J. (1999) O Guia da Arthur: Como falar com os clientes – o que eles têm a contar sobre a sua empresa quando você faz as perguntas certas. Rio de janeiro: Campus. 267 p.
- Compatibility of information
- Organizational Change
- Customer Satisfaction