Carrinho

Medir para Gerir – O BSC em Hospitais

Medir para Gerir - O BSC em Hospitais

Autores

Luís Matos

Isabel Maria Pinto Ramos

A relevância da actividade hospitalar enquanto fornecedor de cuidados de saúde e os elevados montantes de dinheiro (público) gastos na sua manutenção impõem e justificam a utilização de uma ferramenta de medição do desempenho credível e que permita alcançar os objectivos pretendidos, optimizando os recursos envolvidos na sua obtenção.

Muito se tem escrito e falado sobre a medição do desempenho, bem como sobre a criação e utilização de indicadores de gestão, sendo que, quase sempre, a solução proposta passa pela aquisição de mais tecnologias de informação (a qual já atingiu um estatuto de incontornável). Não raramente, o gestor (investidor!!) vê-se confrontado com resultados que ficam aquém do esperado e diferentes dos que lhe foram «vendidos» (e pro­metidos) pelos consultores.

Com esta obra, os autores desmistificam a solução «mais tecnologias de informação» como recurso miraculoso e introduzem a utilização do Balanced Scorecard como opção válida para a medição do desempenho da gestão em geral e da gestão hospitalar em particular.

O Balanced Scorecard pela ligação entre missão, visão e estratégia da organização é uma ferramenta de medição do desempenho que evita erros comuns, garante a interligação entre quatro vectores essenciais de cada organização, contribuindo por isso decisivamente para o sucesso da implementação das estratégias organizacionais. Neste contexto, a tecnologia surge como facilitadora da comunicação da estratégia e monitorização do desempenho e não como um fim em si.

Numa linguagem acessível e recorrendo a uma exposição pedagógica e prática, esta obra visa clarificar conceitos, corrigir práticas, provocar as mentes e formar

LUÍS MATOS, nascido no Porto em 1973 é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto, pós-graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho.

É Administrador Hospitalar desde 2000, tendo exercido funções na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e no Hospital de Aveiro como membro do Conselho de Administração. Actualmente exerce funções no Centro Hospitalar do Porto, na unidade Hospital de Santo António.

ISABEL MARIA PINTO RAMOS é Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação/Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Universidade do Minho (UM), 2001, tem o grau de Mestre em Informática/Especialização em Informática de Gestão, UM, 1994 e é licenciada em Informática/Matemáticas Aplicadas, Universidade Portucalense, 1988.

É Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da UM e investigadora do Centro de Investigação Algoritmi. É directora dos Mestrados em Sistemas de Informação da UM. É editora associada da revista científica International Journal of Technology and Human Interaction (www.idea-group.com/ijthi) e membro da equipa editorial da revista científica Enterprise Information Systems (www.tandf.co.uk/ /journals/titles/17517575.asp). Integra ou lidera a equipa de investigação de vários projectos em Gestão de Conhecimento e Inovação. É Secretária do Technical Committee 8 (Information Systems) da IFIP (International Federation for Information Systems). É coordenadora de um grupo de investigação de Gestão de Conhecimento do Departamento de Sistemas de Informação da UM. Orienta trabalhos de investigação para desenvolvimento de sistemas inovadores de apoio à gestão de conhecimento, em colaboração com empresas de vários sectores económicos. Colabora com empresas parceiras da UM para definição e implementação de iniciativas de gestão de conhecimento nas áreas de aprendizagem organizacional, memória organizacional e apoio à decisão para sistemas sociais de cognição distribuída, e inovação. É autora de mais de quatro dezenas de artigos científicos apresentados em conferências e revistas internacionais e co-autora de dois livros. Orienta projectos de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas de Engenharia de Requisitos e Gestão do Conhecimento e Inovação. Lecciona disciplinas de Sistemas de Informação para a Gestão em vários mestrados nacionais de instituições com as quais a UM colabora.