Sustentabilidade, Sociomuseologia e Qualidade na concepção e implementação de um Museu local O Caso do MCCB
Sustentabilidade, Sociomuseologia e Qualidade na concepção e implementação de um Museu local: O Caso do MCCB
Índice
Este artigo descreve os resultados parciais da revisão bibliográfica e dos trabalhos já efectuados sobre a interligação dos campos da Sociomuseologia e da Gestão da Qualidade aplicados à concepção e implementação de um museu, o MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.
O objectivo final da tese é procurar uma melhor sustentabilidade dos museus locais através de um modelo de intervenção que garanta o enriquecimento da sua dimensão social e melhore o seu desempenho organizacional.
O acompanhamento e coordenação do projecto de concepção e construção do MCCB, que foi realizada segundo os princípios e experiências da Sociomuseologia e os critérios e ferramentas da Qualidade, a análise deste processo e do seu desempenho nos dois anos de actividade permite já retirar consequências positivas quanto ao uso dos recursos utilizados. O estudo comparativo com outras experienciais do mesmo tipo na península Ibérica, Europa ou Países Lusófonos poderão contribuir para validar o objectivo definido.
A experiência e os resultados finais alcançados serão utilizados para completar a revisão bibliográfica e poderão permitir o desenho de uma metodologia racional de concepção e implementação para os museus locais.
Ana Mercedes Stoffel reside em Portugal desde 1974. É licenciada em Filosofía y Letras por la Universidad Complutense de Madrid e realizou um Mestrado em Museologia Social na Universidade Lusófona Lisboa, onde actualmente conclui o seu doutoramento. É actualmente docente de Museologia e Sistemas da Qualidade na Universidad Complutense. Principais interesses: Sociomuseologia, Programação e Gestão Museológicas e Desenvolvimento Local.
Contactos: E-mail:mercedes.stoffel@gmail.com Telmóvel:00351 912555040
Ver artigo
Museologia Local; Qualidade; Sociomuseologia; Sustentabilidade.