Abordagens à Qualidade nas Organizações Portuguesas: Impacto no desempenho organizacional
Abordagens à Qualidade nas Organizações Portuguesas: Impacto no desempenho organizacional
Índice
O objectivo deste projecto de investigação é o desenvolvimento de um modelo conceptual que retrate a relação entre a implementação de práticas de gestão da qualidade e o seu impacto no desempenho organizacional das Organizações Portuguesas.
A primeira fase do projecto de investigação, baseada numa revisão exaustiva da literatura, permitiu a identificação das práticas de gestão da qualidade mais comuns e que tem vindo a ser mais usadas. A fase seguinte consistirá na realização de um conjunto de entrevistas semi- estruturadas a reconhecidos especialistas nacionais na área da qualidade, com o intuito de validar o trabalho de investigação realizado na fase anterior. Tendo por base a metodologia de estudos de caso, na terceira fase, vão ser realizadas um conjunto de visitas a Organizações Portuguesas com o objectivo de comprovar os estudos realizados nas fases anteriores. Actualmente, encontramo-nos na fase quatro do projecto, que consiste no desenvolvimento do modelo conceptual, que tem, como principal objectivo, explicar a relação entre a adopção de determinadas práticas e abordagens à qualidade e o seu impacto no desempenho da qualidade das organizações. O modelo desenvolvido vai ser validado estatisticamente baseado num questionário que será enviado às Organizações Portuguesas. Na metodologia estatística recorrer-se-á à técnica dos Modelos Estruturados de Equações (structural equation modeling technique SEM).
Síria Alves de Barros é licenciada em Química- Ramo Controlo da Qualidade, pela Universidade do Minho (2003). Mestre em Química pela Universidade do Minho (2007). Actualmente, doutoranda no Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas da Universidade do Minho. Assistente convidada no Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho e na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Paulo Sampaio é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade do Minho (2002), tendo obtido, em 2008, o grau de Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, pela mesma Universidade. Actualmente, é Professor Universitário, na categoria de Professor Auxiliar, na Universidade do Minho. Mais informação em http://pessoais.dps.uminho.pt/paulosampaio/.
Pedro Saraiva Licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (1987), com doutoramento (1993) obtido pelo MIT (EUA). Professor Catedrático (2010-) no Departamento de Engenharia Química da FCTUC, onde exerce funções docentes desde 1985.
Ver artigo
Práticas de gestão da Qualidade, medição do desempenho (qualidade), Modelação.