Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Caso de Estudo: Key Plastics Portugal S.A. – Fábrica de Vendas Novas
Motivações, Benefícios e Obstáculos na Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Caso de Estudo: Key Plastics Portugal S.A. - Fábrica de Vendas Novas
Índice
As empresas portuguesas são motivadas para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), no sentido de procurar oportunidades para melhorar a organização, a estruturação dos métodos de trabalho, os produtos / serviços e a orientação para os interesses dos clientes (Branco, 2008). Para além das motivações e benefícios, um SGQ também acarreta obstáculos à sua implementação. Domingues (2003) refere que as dificuldades mais relevantes apresentadas pelas empresas portuguesas dizem respeito às ações corretivas e preventivas, ao controlo de conceção e ao planeamento da qualidade. As decisões da empresa referentes à qualidade são decisões maioritariamente mais complexas, dado que exige um envolvimento de trabalho em equipa e são de carater mais exigentes. Por outro lado, Branco (2008) afirma que a falta de tempo, o tratamento de ações corretivas e preventivas e a carência de envolvimento da gestão de topo constituem as principais dificuldades apresentadas na implementação do SGQ pelas empresas portuguesas.
Pinto e Soares (2009) explica que a maior dificuldade que as empresas enfrentam para aplicar um SGQ está relacionado com a organização de todo o suporte de documentos que são exigidos e a sua interligação de uma forma coerente.
Os maiores obstáculos à implementação do SGQ estão diretamente relacionados com a burocracia, que é normalmente excessiva e demasiado complexa, bem como o fraco compromisso com a qualidade, por parte da gestão e do pessoal, no elevado custo e ou escassez de recursos e no tempo despendido para a sua implementação.Com a realização deste trabalho pretende-se registar o testemunho de um responsável por um SGQ, sobre as motivações, os benefícios, os obstáculos na implementação desse sistema, bem como as mais-valias internas e externas do SGQ. Para tal, foi aplicada uma entrevista semi-dirigida ao responsável pela Qualidade na indústria Key Plastics de Vendas Novas, produtora e fornecedora de componentes para automóveis no mercado nacional e internacional.
Nesse sentido, após efetuar o registo da análise e reflexão do entrevistado sobre a temática em análise, foi efetuado uma comparação dos resultados obtidos na revisão da literatura com essa experiência e testemunho do entrevistado
Helena Recto earned his BA from, Instituto Politécnico de Beja, Portugal. She is a MBA student of Master in Quality Management and Agro-Food Marketing at University of Évora. She is a independent consultant for Quality Management processes and Food Safety. She is research interests are in the areas of Quality Management and Quality, Innovation and Sustainability.
Jéssica Caiado earned his BA at University of Évora, Portugal. She is a MBA student of Quality Management and Agro-Food Marketing, at University of Évora. She is managing the company Francisco José Martins Caiado. Her research interests are in the areas of of Quality Management in the cork business.
Margarida Saraiva has received a Ph.D. from the ISCTE Business School – Portugal, Lisbon in 2004. Is now an Assistant Professor at the Management Department of the University of Évora – Portugal and a Researcher of BRU-UNIDE/ISCTE-IUL. Her research interests are in the areas of Quality Management, Quality of Evaluation, Innovation and Quality, Organization and Administration of Firms.
Ver artigo
Benefícios, Motivação, Obstáculos, Sistemas de Gestão da Qualidade.