Normas e orientações europeias para a garantia interna da qualidade nas instituições de ensino superior: uma abordagem integrada de gestão da qualidade?
Normas e orientações europeias para a garantia interna da qualidade nas instituições de ensino superior: uma abordagem integrada de gestão da qualidade?
Índice
O pressuposto do presente trabalho é o de que a literatura sobre gestão da qualidade (GQ) está a evoluir para uma ideia de integração e está a apresentar, cada vez mais, abordagens holísticas à qualidade que refletem uma visão abrangente das organizações e dos seus processos (Rosa & Amaral, 2007). Simultaneamente, as instituições de ensino superior, assim como outras organizações, estão a trabalhar para integrar as suas práticas de GQ a diferentes níveis (Rosa et al., 2001; Srikanthan & Dalrymple, 2002; Rosa et al., 2003; Srikanthan & Dalrymple, 2005, 2007; Melo et al., 2010; Rodman et al., 2013).
Considerando a 1ª parte das Normas e Orientações para a Garantia da Qualidade na Área Europeia de Ensino Superior (ESG) (ENQA, 2009) como um modelo para a implementação de práticas de gestão da qualidade nas instituições de ensino superior, o nosso objetivo é compreender em que medida os ESG representam um modelo verdadeiramente integrado de gestão da qualidade, tendo em conta a dimensão dos processos, a dimensão organizacional e a dimensão dos princípios de gestão da qualidade.
A análise mostra que, tal como acontece com outros modelos de gestão da qualidade apresentados na literatura, em geral, os ESG promovem uma abordagem integrada dos princípios de gestão da qualidade, dos processos e dos níveis organizacionais das instituições de ensino superior.
Contudo, nem todos as dimensões apresentam o mesmo grau de integração. Ao nível dos processos, os ESG tendem a negligenciar a investigação, a terceira missão e os processos de suporte e a concentrar o seu enfoque no ensino e aprendizagem. Na dimensão organizacional, os ESG não focam a unidade. Há, por outro lado, uma abordagem limitada aos princípios da GQ.A análise mostra que, tal como acontece com outros modelos de gestão da qualidade apresentados na literatura, em geral, os ESG promovem uma abordagem integrada dos princípios de gestão da qualidade, dos processos e dos níveis organizacionais das instituições de ensino superior.
Contudo, nem todos as dimensões apresentam o mesmo grau de integração. Ao nível dos processos, os ESG tendem a negligenciar a investigação, a terceira missão e os processos de suporte e a concentrar o seu enfoque no ensino e aprendizagem. Na dimensão organizacional, os ESG não focam a unidade. Há, por outro lado, uma abordagem limitada aos princípios da GQ
Maria J. Manatos is a doctoral researcher in Management at the Lisboa School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, with a particular research focus on Quality Management in Higher Education. She is also a researcher from the Center for Research in Higher Education Policies (CIPES). She holds a doctoral research grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Cláudia S. Sarrico is Associate Professor with Habilitation at the Lisboa School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, Portugal. Her main research interests are in service operations management, especially issues of performance and quality management. She has published her work in management and public management journals. She is Europe Regional Editor of the International Journal of Productivity and Performance Management.
Maria J. Rosa is assistant professor at the Department of Economics, Management and Industrial Engineering at the University of Aveiro and a researcher at Cipes – Center for Research in Higher Education Policies. Her main research topics are quality management and quality assessment in higher education institutions. Publications include articles in journals such as Total Quality Management and Business Excellence, Quality Assurance in Education, European Journal of Education and Quality in Higher Education. She is co-editor of ‘Quality Assurance in Higher Education. Trends in Regulation, Translation and Transformation’ (2007) and ‘Quality Assurance in Higher Education. Contemporary Debates’. She is member of the execuitve committee of EAIR – The European Higher Education Society; and vice-president of theNorth Regional Direction of the APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
Ver artigo
Gestão da qualidade, Integração, Normas e Orientações para a Garantia da Qualidade na Área Europeia de Ensino Superior (ESG)