Comunicar a investigação da Qualidade: caraterização das revistas científicas da área
Comunicar a investigação da Qualidade: caraterização das revistas científicas da área
Índice
Sendo a construção do conhecimento científico um empreendimento coletivo (Caraça, 2001), a comunicação dos seus resultados é fundamental para o desenvolvimento e afirmação de qualquer área científica (Cronin 2003). Embora os canais usados para essa divulgação sejam variados, as revistas científicas estão entre os mais valorizados.
Partindo do pressuposto acima, o trabalho que aqui se apresenta tem como propósito fazer um levantamento e caraterização das revistas científicas da área da Qualidade, presentes nas principais plataformas digitais. Esta seleção teve em conta não apenas as bases de dados com maior valorização pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional, como a SCOPUS e a Web of Science, mas outras, como a LATINDEX, a RedALyC e a SciELO, que incluem periódicos ibero-americanos nos quais os investigadores tendem a publicar estudos de abrangência local ou regional. Pretende-se, pois, disponibilizar informação que permita aos investigadores orientar as suas estratégias de comunicação da investigação desenvolvida, individualmente ou em rede, através de um conhecimento mais aprofundado das revistas científicas.
A análise incide sobre aspetos como as políticas editoriais, os modelos de publicação (aberto ou fechado), a disponibilização de conteúdos em ambientes digitais, a indexação dos periódicos identificados, entre outros.
Nota: Artigo não disponibilizado
Comunicação científica, Qualidade, Revistas científicas