O Contributo da Qualidade para a Transferência de Competências nos Municípios e Comunidades Intermunicipais
O Contributo da Qualidade para a Transferência de Competências nos Municípios e Comunidades Intermunicipais
Índice
O estudo visa relacionar nos municípios e entidades intermunicipais certificadas a existência da certificação da qualidade como mais-valia na transferência de competências. Pretende-se destacar a norma NP EN ISO 9001:2015, na melhoria contínua dos procedimentos das entidades que a ela recorrem para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Desde 2007, tem-se vindo a operar uma transferência de competências para os municípios, nomeadamente na educação com celebração de protocolos que abrangem os 2º e 3º ciclos. Recentemente a Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto veio aprofundar esse processo. Neste estudo propõe-se a criação de um serviço de auditores internos das autarquias, através de um quadro que almeja a criação de um serviço de Auditoria Interna por meio de suporte legislativo semelhante à dos hospitais. Deste modo, pretende-se avaliar como a existência de serviço de qualidade pode-se traduzir num importante contributo e se o serviço de auditoria proporciona vantagens em termos de transferência de competências. O serviço de qualidade é uma unidade orgânica. Para o efeito foram enviados via e-mail 57 questionários para entidades intermunicipais e municípios com a certificação da qualidade. Numa primeira parte são caracterizadas as entidades. A segunda e terceira parte têm como objetivo analisar se dispõem do sistema de gestão de qualidade determinar quais as práticas e aspetos do mesmo que são utilizadas. A última parte, versa sobre as transferências de competências e a gestão da qualidade. Constata-se que 97,8% dos inquiridos afirmaram ser uma mais-valia o contributo da gestão da qualidade para a transferência de competências.
Nota: O artigo completo encontra-se na Revista TMQ nº 13
Carapeto, C. e Fonseca, F. (2005). Administração Pública: Modernização, Qualidade e Inovação, 2ª Ed., Edições Sílabo.
Costa, A. (2008). A auditoria interna nos Municípios portugueses. Tese de Mestrado, Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Félix, S. (2014). Um estudo exploratório da auditoria interna nos Municípios em Portugal, Observatório de Economia e Gestão de Fraude, N.º 33.
Félix, S. e Morais, G. (2017). A Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade nos Municípios – Estudo de Caso na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
Félix, S., Morais, G. e Fonseca, J. (2017). A Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade nos Municípios – Estudo de Caso na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões.
Félix, S., Morais, G. (2021). A auditoria interna no município e no órgão executivo, como garantia de mais transparência. Revista das Assembleias Municipais e dos Eleitos Locais. Nº 18. Abril-Junho
Ferrador, A. (2014). Auditoria nas autarquias locais – porquê e para quê?, Revista Auditoria Interna, N.º 54, Lisboa: IPAI.
Lopes, C., Santos, T. e Morais, G. (2019). A auditoria interna nos Municípios em Portugal – Estado da Arte, Revista Auditoria Interna, N.º75, Lisboa: IPAI
Marçal, N. e Marques, F. (2011). Manual de Auditoria e Controlo Interno no Setor Público, 1ª Ed., Edições Sílabo.
Morais, G. e Martins, I. (2013). Auditoria Interna: Função e Processo, 4ª Ed., Áreas Editora.
Rocha, J. A. Oliveira (2010): Gestão da Qualidade. Escolar Ed.
Royo, Sancho D. (2002): Géstion de serviços públicos: Estrategias de marketing y calidad. Tecnos. Ed.
Sousa, L. Seminário Internacional. (2021, Junho) Título: A importância da Auditoria Interna na Transparência. Coimbra, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Sousa, C. (2017). A auditoria interna em Municípios portugueses. Tese de Mestrado, Porto: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
LEGISLAÇÃO
Lei N.º 73/2013, de 3 de setembro
Lei N.º 75/2013, de 12 de setembro
Lei N.º 50/2018, de 16 de agosto
Decreto-Lei N.º 18/2017, de 10 de fevereiro
Qualidade, Transferência de Competências, Controlo Interno, Municípios