10 anos da licenciatura em Gestão da Qualidade: balanço e perspetivas
10 anos da licenciatura em Gestão da Qualidade: balanço e perspetivas
Índice
A Licenciatura em Gestão da Qualidade (LGQ) teve o seu início no ano letivo de 2010-2011, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro e foi criada com o objetivo de formar profissionais na área da Gestão da Qualidade, colmatando assim uma lacuna até então existente nesta Universidade. Esta licenciatura, dado o seu carácter transversal nas organizações, assumiu como prioritário o contacto do estudante com atividades diversas em diferentes contextos organizacionais (empresas, serviços públicos e economia social). O desenho curricular da LGQ contempla duas unidades curriculares de projeto – em Gestão da Qualidade em Serviços e Sistemas Integrados de Gestão –, desenvolvidos em ambiente organizacional e um estágio curricular que ocorre numa organização.
Este curso completou recentemente a sua 10ª edição, tendo diplomado 164 profissionais. Foi alvo de 2 acreditações, que permitiram efetuar uma autoavaliação, originando algumas ações de melhoria nas metodologias e conteúdos programáticos, resultantes da constante evolução da área da Qualidade.
A presente comunicação pretende fazer um balanço e uma análise crítica do caminhar da primeira década a partir da sua realidade, seus desafios e sua história e projetar novos desafios. Para tal, foram ouvidos os diversos atores chave deste percurso: os ex-estudantes, docentes e organizações parceiras da ESTGA, no âmbito de LGQ. É reconhecido que através do desenvolvimento de projetos e estágios transferiu conhecimento nesta área, que teve impacto na região. Os resultados evidenciam, ainda, a importância das metodologias de ensino adotadas bem como a interação da ESTGA e a envolvente organizacional. Os ex-alunos referem a facilidade de integração no mundo do trabalho como uma mais valia adquirida com a LGQ resultante das competências transversais adquiridas através dos projetos e dos estágios, confirmando-se esta perceção através do elevado índice de empregabilidade destes licenciados.
Importa, ainda, realçar a investigação desenvolvida na área da Qualidade pelo corpo docente e a criação do 2º Ciclo de estudos, o Mestrado em Gestão da Qualidade Total que vem oferecer aos profissionais da área, a possibilidade de se atualizar e evoluir numa área vital para o mundo empresarial.
Nota: Artigo não disponibilizado
Qualidade, Gestão da Qualidade, Ensino Superior