A Perceção da Qualidade e do Desempenho nos Cuidados de Saúde Primários no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central
Índice
A qualidade em saúde é cada vez mais uma prioridade estratégica para o Serviço Nacional de Saúde. O desempenho organizacional é um indicador que mede quão bem uma organização realiza os seus objetivos, sendo as unidades funcionais dos cuidados de saúde primários monitorizadas através do Índice de Desempenho Global (IDG).
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção da qualidade dos profissionais de saúde, das diferentes unidades funcionais, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e o nível de desempenho das respetivas unidades.
Como instrumento de avaliação utilizou-se o Questionário de Auto Perceção da Qualidade para os Cuidados de Saúde Primários, que permitiu avaliar a perceção da qualidade dos profissionais de saúde e o IDG, que monitoriza e avalia a contratualização interna, de cada unidade funcional, através de registos eletrónicos.
Concluiu-se que, de forma global, a maioria das dimensões da perceção da qualidade apresentam correlações estatisticamente significativas com o IDG.
qualidade, desempenho organizacional, cuidados de saúde primários