Repensar a liderança para a sustentabilidade organizacional
Resumo:
Ao longo dos anos vários estilos de liderança têm sido desenvolvidos, contudo, o contexto atual proporcionou uma nova visão nas organizações, proveniente da incorporação do conceito de Triple Bottom Line, ou seja, da consciencialização de que os aspetos Sociais, Ambientais e Económicos exigem das organizações um novo posicionamento, uma nova forma de agir. Neste sentido, as organizações necessitam de alternativas que permitam promover o desenvolvimento sustentável por meio de práticas consonantes, de modo a atender aos padrões exigidos no mercado competitivo e não descurar nem o presente nem as gerações futuras. É, assim, exigido um novo papel à liderança, que surge como uma resposta à necessidade de contemplar todas as variáveis em jogo e que tenha em mente todas as partes interessadas. Neste contexto, este estudo de caráter exploratório propõe analisar o papel da liderança na promoção da sustentabilidade nas organizações.
No que se refere aos procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com recolha de dados através de análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados, tendo por base os objetivos do estudo, através de categorias de análise, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo.
Os principais resultados apontam no sentido de identificar aspetos diferenciadores neste tipo de liderança e da forma como está a ser desenvolvida, ou seja, quais as práticas atuantes em cada organização. Também ficou claro que novos estudos sobre liderança, que incorpore a sustentabilidade, precisam, ainda, de ser explorados.
Nota: artigo não disponível /paper not available
ESG, SDGs, Sustainability, SRI