Implementação de indicadores da qualidade em instituições de ensino superior: resultados exploratórios do projeto SMART-QUAL
- INTRODUÇÃO
Desde o início do século XXI que a garantia da qualidade do ensino superior tem vindo a ganhar importância crescente no contexto Europeu, como consequência do seu papel estratégico na criação de uma Área Europeia do Ensino Superior, um dos objetivos do Processo de Bolonha. Esta importância levou ao desenvolvimento de sistemas de garantia da qualidade em todos os países europeus, que combinam genericamente o desenvolvimento de sistemas internos de gestão da qualidade (SGQ) pelas instituições de ensino superior (IES) com mecanismos de garantia externa da qualidade promovidos por agências de acreditação, de acordo com o proposto nos Padrões e Linhas de Orientação para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior Europeu (Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area – ESG).
Ao nível das IES, os SGQ implementados têm, contudo, vindo a ser criticados por serem demasiadamente orientados ao cumprimento de padrões e critérios, numa lógica de mera conformidade com os mesmos, não tendo em consideração os resultados das IES e o seu impacto a longo prazo. Uma das razões para estas críticas tem a ver com o facto destes sistemas se basearem demasiadas vezes num número muito alargado de indicadores de qualidade, o que dificulta uma análise precisa e oportuna dos mesmos, prejudicando o seu uso adequado para a tomada de decisões em diferentes níveis (estratégico, tático ou operacional). Neste contexto, o principal objetivo do projeto SMART-QUAL é apoiar as IES na implementação de SGQ eficazes e eficientes, através da proposta de um conjunto de Indicadores de Qualidade SMART (Short/Curto; Meaningful/Útil; Appropriate/Apropriado; Reunified/Reunido; Transversal/Transversal), capaz de os suportar (SMART-QUAL, 2022).
Até à data, e no âmbito do projeto, foi já desenvolvido este conjunto de indicadores de qualidade (QIS – Quality Indicators Scoreboard), que é constituído por 56 indicadores, divididos em básicos (27) e recomendados (29). O desenvolvimento do QIS implicou a recolha e análise de informação sobre indicadores de qualidade usados em 36 IES de 5 países europeus, bem como propostas de indicadores apresentadas em artigos, livros, relatórios ou outras fontes documentais (foram analisadas 39 fontes bibliográficas). No total foram identificados mais de 500 indicadores, que foram depois sujeitos a um processo de harmonização e priorização que conduziu aos 56 indicadores que constituem o QIS.
O processo de desenvolvimento do QIS permitiu perceber que, muito embora as IES utilizem diferentes tipos de indicadores de qualidade, nem sempre estes são usados de uma forma eficaz e com impacto ao nível da tomada de decisão. Assim, um outro objetivo do SMART-QUAL é a elaboração de um conjunto de linhas orientadoras que possam ajudar as IES na implementação do QIS, de maneira que o mesmo possa levá-las a disporem de um conjunto de dados e informação sobre o seu desempenho cruciais para a tomada de decisão e melhoria da qualidade. Nesta comunicação apresentam-se resultados exploratórios do trabalho desenvolvido pela equipa da Universidade de Aveiro do projeto SMART-QUAL com vista à elaboração destas linhas orientadoras. A partir da sua análise, são discutidas algumas ideias e pistas para a implementação do QIS em IES.
SMART-QUAL – Structured indicators to manage HEI Quality System (2022). Website do projeto. https://smartqual.eu/about-us/ (acedido em 10 de abril de 2022).