A investigação portuguesa em Gestão da Qualidade: contributos para a sua cartografia
Resumo:
Recorrendo a técnicas de análise bibliométrica, este trabalho tem como propósito conhecer a investigação portuguesa em Gestão da Qualidade a partir da produção indexada nas bases de dados SCOPUS e Web of Science, escolhidas por serem aquelas que servem de referência à avaliação da produção científica nacional. Não havendo outros estudos que se debrucem sobre esta realidade, foram considerados todos os trabalhos publicados até ao ano de 2021, com o propósito de obter uma caraterização o mais clara e ampla possível.
Os resultados preliminares apontam para um crescimento da presença de trabalhos de investigadores nacionais nas bases de dados analisadas, em particular após 2000, sendo os artigos em revistas científicas a tipologia mais comum.
As áreas da Gestão, da Engenharia Industrial e das Ciências do Ambiente são as mais representadas. Mas outras, como a Informática, a Educação e a Saúde, denotam também um aumento, o que aponta para uma diversificação do âmbito da investigação.
No tocante às instituições de afiliação, a grande maioria dos investigadores provém das Universidades do Minho, de Aveiro, do Porto, de Coimbra e de Lisboa, o que resultará não apenas da sua dimensão, mas também do facto de acolherem ciclos de estudo na área, nomeadamente ao nível da Pós-Graduação, o que potenciará um incremento da publicação. No que concerne às coautorias, o Reino Unido, a Espanha, o Brasil e os Países Baixos são os países com maior representação, mas a distribuição poderá alterar-se se tivermos em mente tópicos específicos.
Pretende-se igualmente aferir quais os títulos mais usados ou a produção associada a projetos de investigação financiada, entre outras dimensões ainda em análise.
Nota: Artigo não disponível/Paper not available
gestão da qualidade; produção científica; SCOPUS; Web of Science; Portugal