Carrinho

Balanced Scorecard

Balanced Scorecard

Autor

Francisco Pinto

“No presente livro, o autor descreve, com notável clareza e rigor os conceitos fundamentais do BSC. De uma forma bem estruturada e consistente discorre sobre a implementação desta ferramenta estratégica na medição e gestão da performance nos Serviços Públicos. Oportunamente, introduz as vantagens que esta abordagem poderá propiciar à mudança que, hoje, se verifica na Administração Pública portuguesa, contribuindo, decisivamente, para a tão necessária racionalização e melhoria dos seus serviços.”

Fernando Pinto

Presidente do Conselho de Administração Executivo, TAP

“A publicação desta obra não poderia ser mais oportuna. Abordagens metodológicas como aquela que aqui é proposta são, no ambiente de mudança e crescentemente complexo dos serviços públicos, instrumentos que os gestores públicos já não podem dispensar. O balanced scorecard integra, desde o início, no INA, o curriculum de todos os cursos que são formação obrigatória para o exercício de cargos de direcção na Administração Pública. Estará, assim, criada, neste sector, uma apetência generalizada pelo aprofundamento das matérias abordadas nesta obra. Recomendo a sua leitura aos

dirigentes públicos e a todos os funcionários, consultores e académicos que se interessam pela problemática da Gestão Pública.”

Rui Afonso Lucas

Presidente em exercício do Instituto Nacional de Administração, IP

“O livro Balanced Scorecard – Alinhar Mudança, Estratégia e Performance nos Serviços Públicos surge no momento certo, caracterizado por mudanças na Administração Pública, com objectivos claros de melhoria da performance. Os conceitos, as abordagens e instrumentos desenvolvidos neste livro pelo Prof. Francisco Pinto constituem um contributo importante para essa melhoria e podem ser aplicados em diversos níveis da Administração, em particular na Região Autónoma dos Açores.”

Sérgio Ávila

Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores

FRANCISCO PINTO é Doutor em Ciências Económicas e Empresariais, foi dirigente e técnico superior da Administração Pública durante cerca de 28 anos. Desenvolve actualmente actividades de consultoria de gestão, formação de quadros superiores e professor universitário convidado, nas áreas da Gestão da Performance e Balanced Scorecard.