Carrinho

II Encontro de Troia

II Encontro de Troia
Comissão Organizadora

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

António Teixeira, ISCTE-IUL, Portugal

Margarida Mano, Universidade de Coimbra, Portugal

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra, Portugal

Paulo Sampaio, Universidade do Minho, Portugal

Pedro Saraiva, Universidade de Coimbra, Portugal

Rui Pulido Valente, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Índice

O II Encontro de Tróia realizou-se nos dias 9 e 10 de Junho de 2011. Neste Encontro foram mantidos os workshops como forma de ajuda ao conhecimento mútuo e ao desenvolvimento de relações interpessoais. No sentido de dar resposta a várias sugestões do I Encontro foram criadas duas áreas novas:
 Propostas de Projetos de I&D potencialmente agregadores do trabalho em rede, visando reforçar ou encontrar massa crítica para a sua realização, aproveitando o conhecimento e as sinergias resultantes da Rede;
 Exposição de projetos de Dissertação de Mestrado/Teses de Doutoramento ou apresentação de resultados parciais, com vista, não só a envolver os jovens investigadores, mas também para propiciar-lhes ajuda no desenvolvimento dos seus trabalhos, através de contributos de colegas com conhecimentos especializados ou mais próximos dos temas em apreço.
Em relação à primeira, não tivemos sucesso, o que leva à necessidade de rever a iniciativa, de forma a encontrar formas de identificar projetos que materializem um dos grandes objetivos da Rede, a criação de maior capacidade de I&D, através do envolvimento de mais investigadores.
Em relação à segunda, os resultados excederam as expectativas. As 18 comunicações apresentadas animaram o Encontro, e trouxeram jovens investigadores para a Rede. A discussão destas comunicações, a sua posterior revisão e a sua publicação num CD, constituíram factos animadores e motivadores para as próximas edições, justificando a sua inclusão nos futuros Encontros. Este II Encontro tinha, por outro lado, o objetivo de tomar decisões quanto ao desenvolvimento da Rede, tendo-se obtido consenso generalizado sobre:
 A criação formal duma estrutura própria: RIQUA – Rede dos Investigadores da Qualidade; A respetiva proposta de Regulamento foi assinada pelos presentes;
 O desenvolvimento da Revista TMQ, que deverá passar pela edição online, complementada por edições em papel, em situações particulares. A sustentabilidade deve passar pela subscrição e, independentemente de acomodar publicações de características variadas, deve manter publicações em Português, tendo em conta a área de trabalho dos mestrados. A revista TMQ poderá, também ter outras iniciativas editoriais, tais como os estudos de casos;
 A criação e exploração de rede social Linkedin para agilizar os contactos entre os elementos da Rede;
 A realização de um Congresso, aberto às comunidades de língua portuguesa e espanhola. Esta iniciativa deve decorrer antes das férias, não se acrescentando ao período mais preenchido de após férias.
A necessidade de acomodar as apresentações dos projetos de Dissertação de Mestrado/Teses de Doutoramento e/ou dos seus resultados parciais, a par da pertinência das decisões acima referidas, acabou por deixar pouco tempo para o conhecimento mútuo e o desenvolvimento de relações interpessoais, o que terá de ser acautelado no III Encontro.

António Ramos Pires (Editor Coordenador)

Título: II Encontro dos Investigadores da Qualidade ISSN online: 2183-1408 E-mail: info@riqual.org              www.publicacoes.riqual.org

Comissão Organizadora: Álvaro Rosa (ISCTE-IUL) António Ramos Pires (Instituto Politécnico de Setúbal) António Teixeira (ISCTE-IUL) Margarida Mano (Universidade de Coimbra) Margarida Saraiva (Universidade de Évora) Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra) Paulo Sampaio (Universidade do Minho) Pedro Saraiva (Universidade de Coimbra) Rui Pulido Valente(Instituto Politécnico de Portalegre)

Lista dos Autores: 

Ana Assis (Instituto Politécnico de Setúbal)

Ana Cristina Pinto de Sá (Universidade de Coimbra)

Ana Isabel Louro (Universidade da Beira Interior)

Ana Sardinha (CEIA, Centro de Estudos e Investigação Aplicada do ISEC)

Ana Sofia Silveira

Ana Vitória Baptista (Universidade de Aveiro)

Andreia Neves

António Fernandes (Instituto Politécnico de Castelo Branco)

Charlotte da Silva (Universidade de Aveiro)

Henrique Lopes (CEIA, Centro de Estudos e Investigação Aplicada do ISEC)

Isabel Huet (Universidade de Aveiro)

Isabel Maria Marques (Universidade de Évora)

Ivonne Delgadillo (Universidade de Aveiro)

José Pedro Domingues (Universidade do Minho)

Lucinda Gonçalves (CEIA, Centro de Estudos e Investigação Aplicada do ISEC)

Luís Lourenço (Universidade da Beira Interior)

Margarida Saraiva (Universidade de Évora)

Maria do Amparo Plancha

Maria João Rosa (Universidade de Aveiro)

Maria José Silva (Universidade da Beira Interior)

Marlene Amorim (Universidade de Aveiro)

Patrícia Moura e Sá (Universidade de Coimbra)

Paulo Sampaio (Universidade do Minho)

Pedro Arezes (Universidade do Minho)

Pedro Pombo (Universidade de Aveiro)

Pedro Saraiva (Universidade de Coimbra)

Rui Pulido Valente (ESTG-IPP, UNIDEMI, FCT-UNL)

Sandra Santos (Universidade de Aveiro)

V. Cruz Machado (UNIDEMI, FCT-UNL)

Virgínia Linhares