Edição N.º6
Editores
António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal
Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal
Índice
ANALYSE OF CUSTOMER SATISFACTION IN THE MOBILE TELECOMMUNICATIONS INDUSTRY: THE TQM APPROACH
Michael Reis || João C. O. Matias || Susana Garrido Azevedo || Luís LourençoIPS' TECHNOLOGY AND INDUSTRIAL MANAGEMENT GRADUATE COURSE: AN IMPROVEMENT PROCESS
Elsa Ferreira || Rodrigo Lourenço || Rogério Duarte || Joana Duarte || Helena GonçalvesElisa Chaleta || Luís SebastiãoFACTORES DE ÉXITO PARA LA IMPLANTACIÓN DE LA NORMA UNE-EN-ISO 9001:2008. ESTUDIO REGIONAL
Maria de la Cruz del Rio.Rama || Almudema Sereno-Ramirez || Amador Durán-Sánchez || josé Álvarez-GarciaA GESTÃO DA QUALIDADE: APLICAÇÃO NO SECTOR HOTELEIRO
Susana RochaOS DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL NO FRANCHISING
Glória Charão Ferreira || Luís Lourença || Luís MendesBENCHMARKING AND QFD JOINT APPLICATION TO THE DEVELOPMENT OF ENGINEERING COURSES
Filipa Didelet Pereira || José Castanheira SimõesNo ano de 2015 editámos um número especial dedicado às Abordagens Lean, e este é o número normal do ano. A edição de dois números por ano deriva da capacidade acrescida trazida pela iniciativa de aceitarmos Editores convidados para números especiais. Esperamos em 2016 voltar a editar um número normal e outro especial.
A globalização da economia, a evolução técnica e científica, e as diferentes e acrescidas necessidades e expectativas dos clientes, dos cidadãos e da sociedade, têm vindo a acelerar as dinâmicas das empresas na procura de novas respostas, mais rápidas e eficazes, e tendo em conta um maior número de partes interessadas. Nos tempos mais conturbados e instáveis, as técnicas e os métodos de controlo e gestão da qualidade e os sistemas de gestão, em vez de serem aproveitados para suportar as iniciativas, são por vez esquecidos e preteridos por trajetórias muito orientadas para resultados a curto prazo, minimizando os contributos da qualidade e ariscando as fronteiras (se não mesmo ultrapassando) da ética e da responsabilidade social.
Esta envolvente tem-nos levado a questionar se a gestão das organizações se baseia em informações e em conhecimento, com seria de esperar. E constatamos que nem sempre acontece. Pelo contrário, parece haver alguma ignorância, traduzida no menosprezo das técnicas e métodos da qualidade (e de outras áreas afins).
Se é certo que a gestão dos negócios está mais complexa, a resposta não pode estar apenas na intuição, no uso de abordagens não provadas, esquecendo o conhecimento técnico e científico, fugindo à complexidade e tentando soluções simplistas. Para irmos mais longe, precisamos de utilizar mais técnicas e métodos e mais sofisticados. E não menos. O movimento da qualidade precisa de reforçar a credibilidade das suas abordagens, técnicas, métodos e sistemas, e para isso é relevante a investigação científica. Acreditamos que estamos a melhorar e a contribuir para reforçar a base científica da qualidade e a aumentar a credibilidade das propostas e abordagens dos profissionais e investigadores que trabalham nestas áreas de atividade. A gestão da qualidade é um conjunto vasto de técnicas e métodos enquadrados por princípios de gestão e de desenvolvimento organizacional, constituindo uma fonte inestimável de recursos. A Revista TMQ prossegue a sua perspetiva de multidisciplinaridade, com este número a abarcar técnicas, metodologias e sistemas de gestão.
Este número oferece importantes trabalhos de aplicação das metodologias de QFD e de Benchmarking à conceção de cursos de engenharia, e à melhoria da estrutura curricular de um curso de engenharia e tecnologia industrial. Ainda na área do ensino superior, é abordado o tema da Qualidade da aprendizagem no ensino superior, através da validação do Approaches to Study Inventory (ASIr) para a população estudantil Angolana. A gestão pela qualidade total no franchising, e a satisfação dos clientes na indústria das telecomunicações móveis são outras áreas relevantes, a par de estudos de caso na aplicação das normas ISO 9001 ao setor hoteleiro em Portugal e a uma região autónoma em Espanha.
Numa outra área, são abordadas as motivações e dificuldades, mas também os benefícios da implementação da norma NP 4427 (Sistema de gestão dos recursos humanos), e a investigação académica centrada Na ISO 9001, através de uma análise retrospetiva. Continuamos empenhados em melhorar o site que acolhe a TMQ, nomeadamente na informação aos utilizadores, na aquisição de artigos e da revista na sua totalidade. O mesmo site disponibiliza já 15 anos da Revista Qualidade, aumentando o conjunto da informação disponível, como já tínhamos enunciado.
Renovamos os nossos votos para que esta iniciativa editorial contribua para um maior contacto entre os investigadores e os profissionais do espaço da língua Portuguesa e Espanhola. Em termos de revistas associadas publicaremos o número dois da Revista FORGES. Acreditamos que o alojamento no mesmo site de outras revistas de carácter técnico e científico aumentará a visibilidade da revista TMQ. Relembramos que o site continua aberto à publicação de Estudos, Relatórios de Projetos, bem como de Livros e Manuais Técnicos. Para terminar, não poderíamos deixar de agradecer a todos os autores que tornaram possível este número. E um especial agradecimento aos revisores pela sua colaboração e apoio.
Nota Final: Sendo a TMQ uma revista em formato digital, relembramos que os autores podem enviar os seus abstracts ou propostas de comunicação de forma permanente (ver instruções para publicação em www.publicacoes.riqual.org), não necessitando de esperar pelos Calls for Papers.
O Editor Coordenador
António Ramos Pires
Lista de Revisores:
Ana Rolo, Polytechnic Institute of Setúbal
Fátima Jorge, Universidade de Évora
Jorge Casas Novas, Universidade de Évora
José Alvarez Garcia, Universidad de Extremadura
Margarida Saraiva, Universidade de Évora
María de la Cruz del Río-Rama, Universidad de Vigo
Odete Pereira, Polytechnic Institute of Setúbal
António Ramos Pires, Polytechnic Institute of Setúbal
Rodrigo Lourenço, Polytechnic Institute of Setúbal
Lista de Autores:
Almudena Sereno-Ramírez, Universidad de Extremadura
Amador Durán-Sánchez, Universidad de Extremadura
Elisa Chaleta, CIEP/Universidade de Évora
Elsa Ferreira, Polytechnic Institute of Setúbal
Filipe Didelet Pereira, Polytechnic Institute of Setúbal
Gloria Charão Ferreira, Universidade da Beira Interior
Helena Gonçalves, Polytechnic Institute of Setúbal
Joana Duarte, Polytechnic Institute of Setúbal
João C. O. Matias., Universidade da Beira Interior
José Álvarez-García, Universidad de Extremadura
José Castanheira Simões, Polytechnic Institute of Setúbal
Luís Lourenço, Universidade da Beira Interior
Luís Mendes, Universidade da Beira Interior
Luis Sebastião, CIEP/Universidade de Évora
María de la Cruz del Río-Rama, Universidad de Vigo
Marta Félix, Universidade da Beira Interior
Orlando Kahilana, Universidade da Beira Interior
Reis, Michael, Universidade da Beira Interior
Rodrigo Lourenço, Polytechnic Institute of Setúbal
Rogério Duarte, Polytechnic Institute of Setúbal
Susana Garrido Azevedo, Universidade da Beira Interior
Susana Rocha, Universidade de Évora
Editorial Board:
Álvaro Rosa, ISCTE-IUL
Luís Lourenço, Universidade da Beira Interior
Margarida Saraiva, Universidade de Évora
Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra
Paulo Sampaio, Universidade do Minho
Título: TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – Edição N.o 6
© RIQUA – Rede de Investigadores da Qualidade
Lisboa, 2015
ISSN: 2183-0940
e-mail: info@riqual.org
www.publicacoes.riqual.org