Carrinho

Temático N.º2

Editores

António Ramos Pires, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Margarida Saraiva, Universidade de Évora, Portugal

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL, Portugal

Este número temático da TMQ é dedicado à área da saúde, seguindo-se ao número 1 editado em 2010, também dedicado à mesma área, o que demonstra o interesse e a relevância do setor. Esperamos poder vir a editar mais números temáticos, pois sabemos da existência de trabalhos valiosos em diversas áreas de atividade.
A Revista TMQ prossegue a adotada perspetiva de multidisciplinaridade das edições anteriores. Este número, embora temático na área da saúde, aborda temas vastos, tais como a gestão da qualidade e da segurança do doente, a satisfação dos clientes e dos profissionais, a metrologia, os níveis de referência de diagnóstico, bem como questões relacionadas com a ineficiência. O tema da segurança do doente é abordado do ponto de vista da bibliografia, dos erros, dos sistemas de notificação, e dos dispositivos.
O setor da saúde acumula preocupações e desafios, quer de curto, quer de longo prazo. As necessidades e exigências das sociedades evoluem com a demografia e a qualidade de vida possível e desejada. O conhecimento técnico e científico continua a potenciar novas e inovadoras soluções ao nível das tecnologias da saúde. Contudo, os ganhos em saúde também têm de ser garantidos através da gestão dos recursos de forma otimizada. As técnicas e métodos de controlo e gestão da qualidade permitem, se adequadamente aplicados, melhorias na prestação dos serviços e reduções significativas das atividades que não acrescentam valor aos clientes e às organizações.
As sucessivas edições têm vindo a constituir experiências úteis e gratificantes, reforçando o entendimento da utilidade da iniciativa e do seu potencial de desenvolvimento. A revista TMQ pode vir a ser instrumento muito mais valioso para todos os que trabalham em Portugal, mas também no espaço das línguas portuguesa e espanhola.
A qualidade é uma área multidisciplinar, que inclui um conjunto vasto de técnicas e métodos enquadrados por princípios de gestão e desenvolvimento organizacional. Estas características levantam dificuldades de coordenação, gestão e aprofundamento das áreas de investigação, mas por outro lado podem tornar-se oportunidades para abordagens inovadoras
O alojamento da TMQ num site mais amplo onde já coexistem outras publicações, que se espera que aumentem, pode vir a constituir uma outra forma inovadora de publicações integradas.
No editorial anterior já sublinhámos a importância do edição on line da revista no site publicacoes.riqual.org, não só pelo conjunto vasto de funcionalidades que são disponibilizadas, mas também pelo apoio potencial que o mesmo pode fornecer aos investigadores desta área em geral e aos membros da RIQUA em particular. Assim, repetimos o apelo aos autores para que equacionem a publicação, não só de artigos na revista TMQ, mas também outros trabalhos técnicos e científicos tais como Estudos, Relatórios de Projetos, bem como Livros e Manuais Técnicos.
Agradecemos os contributos de todos os autores e revisores, que sua dedicação, colaboração e apoio, tornaram possível este número.

Nota Final: Sendo a TMQ uma revista em formato digital, relembramos que os autores podem enviar os seus abstracts ou propostas de comunicação de forma permanente (ver instruções para publicação), não necessitando de esperar pelos Calls for Papers.

O Editor Coordenador
António Ramos Pires

Lista de Revisores:

Carlos Silva, Universidade de Évora
Gilda Cunha, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
Júlio Mendes, Universidade do Algarve
Luís Lança, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
Margarida Eiras, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
Margarida Saraiva, Universidade de Évora
Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra
Paulo Sampaio, Universidade do Minho
Pilar Baylina, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto. 

Lista de Autores:

Alexandra Costa
Ana Cristina Henriques
António Bugalho de Almeida
Carlos Alberto da Silva
Dulce Miranda
Gilda Cunha
João Fatana
Joaquim Fialho
Lara Pimenta
Leandro Luis
Margarida Eiras
Maria do Céu Ferreira 
Nuno Teixeira
Paula Bruno
Pedro Carvoeiras
Rosa Santos
Vânia Regina Godinho Sampaio
Vera Aragão de Sousa

Editorial Board:

Álvaro Rosa, ISCTE-IUL
Luís Lourenço, Universidade da Beira Interior
Margarida Saraiva, Universidade de Évora 
Patrícia Moura e Sá, Universidade de Coimbra
Paulo Sampaio, Universidade do Minho

Título: TMQ TEMÁTICO 2

© RIQUA – Rede de Investigadores da Qualidade

Lisboa, 2014

ISSN: 2183-0940

e-mail: info@riqual.org

www.riqual.org