O impacto do lean thinking nos colaboradores dos serviços de saúde é um tema para o qual existe ainda uma escassez de resultados medidos e reportados regularmente.
De forma a contrariar esta tendência, este estudo analisa um projeto implementado no Atendimento Permanente do Hospital CUF Descobertas, que envolveu ferramentas e práticas lean, nomeadamente o fast track. Para tal, utiliza-se como base metodológica o modelo sugerido por Holden (2011) e através de análise documental, entrevistas aos responsáveis do serviço e aplicação de um questionário aos colaboradores analisam-se os
efeitos das alterações implementadas no cuidado ao paciente (em termos de qualidade, segurança e eficiência) e nos colaboradores.
Após um ano da implementação do projeto, verificou-se uma diminuição nos tempos de espera, desistências e reclamações e um aumento no número de admissões e da faturação do serviço. Por conseguinte, estes resultados tiveram impacto na satisfação dos pacientes e dos colaboradores que afirmam estar mais satisfeitos com o seu trabalho, apesar de destacarem como principal efeito negativo do projeto a maior carga de trabalho adquirida.
Deste modo, este estudo revela-se de interesse para outras unidades hospitalares por dar visibilidade a um exemplo de boas práticas ou para futuros investigadores, pois sugere uma metodologia de análise dos efeitos do lean sobre os profissionais de saúde que poderá ser adaptada a outro tipo de serviços.
Marisa Monteiro has received a Master Degree in Industrial Management and Strategy from Lisboa School of Economics and Management, Universidade de Lisboa. She is currently an internal consultant in a telecommunications company. Her research interests are strategic and operations management.
Cláudia S. Sarrico is Associate Professor at Lisboa School of Economics and Management, Universidade de Lisboa. Her main research interests are in operations management, especially issues of performance management. She is Europe Regional Editor of the International Journal of Productivity and Performance Management.
Colaboradores, fast track, Lean, serviços de urgência