SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA EMPRESA DE COMPONENTES INDUSTRIAIS – FATOR DE MELHORIA ORGANIZACIONAL E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA EMPRESA DE COMPONENTES INDUSTRIAIS - FATOR DE MELHORIA ORGANIZACIONAL E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Índice
1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAIS E MÉTODOS
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
3.1. Processos3.2. Documentos do SGQ - Estrutura documental
4. CONCLUSÕES
A preocupação com a Gestão da Qualidade (GQ) surgiu no Japão, na década de 50. Desde então, a certificação pelas normas da série ISO 9000, é vista como um meio de garantia de Qualidade dos produtos/serviços.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) agrupa um conjunto de procedimentos para criar um bom funcionamento dos processos da organização. Segundo a norma ISO 9001, “a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um SGQ e melhorar continuamente a sua eficácia” tendo em conta os seus requisitos. A documentação possui um papel relevante no SGQ, possibilitando a comunicação do compromisso assumido pela organização e garantindo os resultados e a consistência das atividades e dos processos.
O presente estudo teve como objetivo a preparação e desenvolvimento do suporte documental de um SGQ baseado na norma ISO 9001, para posterior implementação numa organização produtora de componentes de aplicação industrial. Criou-se uma check-list baseada nos requisitos da norma de referência, permitindo identificar as condições existentes e futuras necessidades da organização. Com base nesta e nas observações diretas “in loco” do “modus operandi” da empresa, desenvolveu-se o suporte documental adequado à realidade desta e de acordo com os requisitos legais e normativos aplicáveis.
APCER (2010). Guia Interpretativo da NP EN ISO 9001:2008. Portugal.
APCER (2015). Guia Interpretativo da NP EN ISO 9001:2015. Portugal.
Biazzo, S., & Bernardi, G. (2003). Process management practices and quality systems standards. Business Process Management Journal, 9(2), 149–169.
Boarin, S., Souza, G., Carneiro, I., Martins, L., & Silva, T. (2017). Programas de qualidade na indústria gráfica com foco na ISO 9001 e na certificação florestal FSC : benefícios e desafios da adoção. XIX ENGEMA.
Gonçalves, J. D. (2008). Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Lismolde 2, Lda. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. 70 pp.
Lopes, J. C. da C. (2014). Gestão da Qualidade : Decisão ou Constrangimento Estratégico Gestão da Qualidade : Decisão ou Constrangimento Estratégico, Universidade Europeia, Lisboa. 76 pp.
NP EN ISO 9000 (2005). Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário (2a Edição). Instituto Português da Qualidade. Caparica-Portugal.
NP EN ISO 9001 (2008). Sistemas de Gestão da Qualidade. Instituto Português da Qualidade. Caparica Portugal.
NP EN ISO 9001 (2015). Sistemas de Gestão da Qualidade. Instituto Português da Qualidade. Caparica Portugal.
Pinto, A., & Soares, I. (2018). Sistemas de gestão da qualidade – Guia para a sua implementação. (E. Sílabo, Ed.) (2a Edição). Lisboa.
Pires, A. R. (2012). Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, Segurança, Responsabilidade social, Indústria, Serviços, Administração Pública e Educação. 1º Edição. L. Edições Sílabo, Ed. Lisboa.
Sampaio, P. (2008). Estudo do fenómeno ISO9000 : origens , motivações, consequências e perspectivas. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho. 388 pp.
Santos, A. A. M. dos, Guimarães, E. A., & Brito, G. P. de. (2013). GESTÃO DA QUALIDADE:
CONCEITO, PRINCÍPIO, MÉTODO E FERRAMENTAStle. Revista Científica INTERMEIO. 1-
10.
Santos, G. (2008). Implementação de Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança. Publindúst. Porto.
Silva, J. S. (2011). Desenvolvimento de uma metodologia para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma NP EN ISO 9001:2008. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Aveiro. 255 pp.
- ISO 9001
- Organização
- Risco
- Sistema de Gestão