Referencial de Qualidade para a Indústria do Petróleo e do Gás, baseado na ISO/TS 29001:2010 e a aplicabilidade desses requisitos nos Tratamentos Térmicos de Soldaduras, em conformidade com a EN ISO 17663:2009
Referencial de Qualidade para a Indústria do Petróleo e do Gás, baseado na ISO/TS 29001:2010 e a aplicabilidade desses requisitos nos Tratamentos Térmicos de Soldaduras, em conformidade com a EN ISO 17663:2009
Índice
Pretende-se demonstrar a importância do cumprimento dos referenciais normativos de qualidade, concretamente a ISO/TS 29001:2010, aliada à NP EN ISO 9001:2008, nas indústrias do petróleo e do gás. Este referencial (ISO/TS 29001:2010) define os requisitos do sistema de gestão da qualidade para a concepção, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos/serviços para indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural, concebido através de um envolvimento conjunto entre a ISO e aindústria internacional de petróleo e gás (liderado pelo American Petroleum Institute – API). A norma é baseada na NP EN ISO 9001 e incorpora exigências adicionais enfatizando a melhoriacontínua, como enfoque na prevenção de defeitos e na redução de variações e desperdícios, por parte dacadeia de fornecimentos e prestadores de serviços.
Estas exigências foram desenvolvidas separadamente para assegurar que são claras e auditáveis. De igual forma, fornecem a coerência global e a garantia de melhoria na qualidade do fornecimento de bens e serviços de fornecedores. Isto é particularmente importante quando a falha de bens ou serviços têm graves consequências que podem passar pela perda de vidas, perdas de produção, para as empresas e indústrias envolvidas, e grandes danos ambientais. Como tal, estas falhas são consideradas inadmissíveis. Por sua vez, e especificamente, a EN ISO 17663:2009 tem uma incidência directa nos requisitos de qualidade para o tratamento térmico de soldaduras (Quality requirements for heat treatment in connection with welding and allied processes). Estes processos estão sobejamente presentes nas diversas actividades associadas à manutenção e construção por soldadura, com incidência específica no mundo da indústria do petróleo e gás.
Os tratamentos térmicos de soldadura são processos cuja qualidade é fulcral para a sua aplicação em serviço, assegurando que as propriedades mecânicas definidas para um dado material/componente estão em conformidade com o projectado. Em ambientes industriais grande responsabilidade e rigor, como é o caso da indústria petroquímica e do gás, devem ser conduzidos com a máxima precisão e observância.
See paper
See paper
ISO/TS 29001:2010, tratamento térmico após soldadura; qualidade; NP EN ISO
9001:2008; EN ISO 17663:2009.