A Integração de Cadeias de Abastecimento com Características Lean e Agile: contributos para o projecto LARGeSCM
A Integração de Cadeias de Abastecimento com Características Lean e Agile: contributos para o projecto LARGeSCM
Índice
O projecto conhecido pelo acrónimo LARGeSCM, sinónimo de Lean, Agile, Resilient and Green Supply Chain Management, pretende estabelecer as características de uma cadeia de abastecimento que cruze atributos associados a novos paradigmas da organização e gestão empresarial os quais, em muitos casos, revelam objectivos contraditórios. Efectivamente, os conceitos Lean (magro) Agile (ágil) Resilient (resiliente) e Green (sustentado) nem sempre se apresentam de uma forma conciliável e integrável numa cadeia de abastecimento, gerando efeitos divergentes quando se esperaria obter sinergias. O referido projecto centra-se, essencialmente, no estudo das cadeias de abastecimento (supply chain) e sua caracterização, tomando como exemplo referencial a indústria automóvel e, nomeadamente, a empresa Auto- Europa, para estabelecer um modelo conceptual que integre os atributos de uma cadeia flexível, competitiva e com capacidade de resposta aos desafios de um mundo globalizado e em mudança. A definição de um modelo integrador e posterior migração para outras cadeias constitui o objectivo final do projecto. Nesse sentido verifica-se a necessidade de ajustar o modelo a realidades distintas particularmente, a pequenas e médias empresas com cadeias mais simplificadas integrando agentes de características e dimensões muito diferenciadas.
A presente investigação pretende estudar a influência de três factores no nível de integração das cadeias de abastecimento, nomeadamente: Tecnologias de Informação, Processo de Decisão e Integração de Processos Internos e Externos. Pretende, também, avaliar a correlação desses factores com os paradigmas Lean e Agile de modo a recolher contributos para o modelo integrador criado no âmbito do projecto LARGeSCM. Numa fase subsequente prentende-se implementar o Modelo Integrador numa empresa, como forma de obter a transformação de uma cadeia tradicional para uma cadeia com características LARG, utilizando a metodologia do Caso de Estudo. Será realizado um survey exploratório com base num grupo de empresas do sector alimentar do Alto Alentejo para avaliação da influência dos três factores identificados no desempenho da cadeia.
O tema central deste artigo é a incerteza associada à gestão da cadeia de abastecimento e a redução dessa variabilidade através da integração da própria cadeia. Nesse sentido o artigo começa por abordar as diversas definições de cadeia de abastecimento e colocar o problema da visão linear versus visão radial da cadeia. Identifica, seguidamente, as diversas formas de incerteza associadas ao desempenho da cadeia para, posteriormente, acentuar a ideia de que o processo de integração (com vista a um fluxo contínuo de fornecimento) é o factor de redução dessa variabilidade. A finalizar, o artigo procede a uma selecção de três dimensões de integração consideradas estruturantes para uma cadeia fortemente integradora de novos paradigmas.
O contributo deste artigo para o Projecto LARGeSCM é o desenvolvimento de três dimensões que devem ser incluídas no Modelo Integrador.
Ver artigo
Integração, cadeia de abastecimento, lean, agile