Implementação da ferramenta 8D em fornecedores de embalagens BOSCH
Implementação da ferramenta 8D em fornecedores de embalagens BOSCH
Índice
Num mercado cada vez mais global, competitivo e em constante mudança a qualidade assume um papel fulcral na diferenciação das empresas que tentam atingir um bom rácio de qualidade/preço. É neste contexto que surge metodologia das 8 Disciplinas, uma ferramenta de equipa orientada à resolução de problemas. Proceder à implementação desta ferramenta nos fornecedores de embalagens BOSCH Termotecnologia é o principal objetivo do projeto descrito neste artigo. Para tal, em primeiro lugar os autores procederam a uma pesquisa bibliográfica para melhor entenderem a ferramenta, em seguida procedeu-se a uma quantificação das reclamações em que se pode utilizar a ferramenta 8D e recolheu-se informação sobre os fornecedores em que se irá implementar a ferramenta. Seguidamente efetuou-se um “coaching” dos fornecedores com o objetivo destes serem capazes de preencher um 8D BOSCH, conseguindo responder a todas as especificações e requisitos. Demonstrar como todo este processo foi efetuado é o tema central deste artigo.
Artur Jorge Alves de Bastos é licenciado em “Engenharia e Gestão Industrial”, Bolonha pela Universidade de Aveiro. Atualmente encontra-se a estagiar no Departamento de Qualidade de Compras na Bosch Termotecnologia S.A., no âmbito da disciplina de tese\dissertação do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade de Aveiro.
Marlene Amorim é Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, e Investigadora na Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, é Doutorada em Gestão pela IESE Business School de Barcelona, com um Mestrado em Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação da Universidade de Aveiro e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Desenvolve investigação nas áreas da Qualidade e da Gestão de Operações em Serviços.
Cláudia da Silva Paiva é licenciada em “Engenharia e Gestão Industrial” e Pós-Graduada em “Inovação e Desenvolvimento de novos produtos e Ideias” pela Universidade de Aveiro. Atualmente desempenha a função de Coordenadora do Departamento de Qualidade de Compras na Bosch Termotecnologia S.A.. No seu percurso profissional já passou por diversas áreas como logística e desenvolvimento na BOSCH, Financeira no BES e Formadora na Universidade de Aveiro
Ver artigo
8D, embalagens, fornecedores, qualidade