Qualidade dos cuidados prestados – influência da satisfação profissional
Qualidade dos cuidados prestados – influência da satisfação profissional
Índice
Qualidade, melhoria contínua e satisfação profissional são pontos chaves indispensáveis e indissociáveis dos actuais modelos de gestão de serviços e dos modelos em saúde. Tendo por base esta temática, estabelecemos como principal objectivo, verificar se existem diferenças entre as variáveis sociodemográficas, de contexto profissional, de contexto de formação e de contexto laboral e o nível de satisfação dos profissionais de enfermagem. Tratou-se de estudo descritivo, transversal e correlacional que recorrendo à vertente quantitativa do processo metodológico. Nesta investigação optou-se pela aplicação de um questionário anónimo e confidencial aplicado aos profissionais de enfermagem do ACES Trás- os-Montes I (Nordeste) dividido em duas partes: a primeira parte, contemplando variáveis de caracterização sociodemográfica, profissional, de formação, laboral, entre outras e, uma segunda parte constituída pela escala de Satisfação com o Trabalho de Ribeiro (2002). Quanto aos resultados estatisticamente significativos, relativamente às médias de satisfação mais elevadas são profissionais do sexo masculino, com idades superiores a 44 anos, casados e com filhos, que possuem Pós – Licenciatura de Especialização, que não prestam cuidados directos, com horário fixo, motivados e satisfeitos com o vencimento que auferem, que não têm conflitos no local de trabalho, satisfeitos com o reconhecimento da profissão, que exercem funções de gestão e que continuariam a escolher a mesma profissão
Sandra Cristina Mendo Moura: Licenciatura em Enfermagem, Especialidade de Saúde Comunitária, Mestrado de Gestão de Unidades de Saúde. Actualmente Gestora do Projeto de Acreditação da Qualidade da Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE.
Manuel Alberto Morais Brás: Licenciatura em Enfermagem, Especialidade de Saúde Comunitária, Doutoramento em Enfermagem. Actualmente professor no Instituto Politécnico de Bragança.
Eugénia Maria Garcia Jorge Anes: Licenciatura em Enfermagem, Especialidade de Saúde Comunitária, Doutoramento em Ciências de Enfermagem. Actualmente professora no Instituto Politécnico de Bragança.
Ver artigo
Cuidados prestados; Qualidade; Satisfação profissional.