Comparação da Qualidade do Desempenho de Instituições de Ensino Superior Certificadas Face a Não Certificadas pela NP EN ISO 9001: A Perspetiva dos Estudantes
Comparação da Qualidade do Desempenho de Instituições de Ensino Superior Certificadas Face a Não Certificadas pela NP EN ISO 9001: A Perspetiva dos Estudantes
Índice
O tema da avaliação da qualidade do ensino superior pela perspetiva dos estudantes tem sido alvo de interesse de investigação tanto a nível internacional como nacional. Tendo em consideração a legislação nacional em matéria de avaliação do ensino superior, que refere que os estudantes devem ser percecionados como elementos chave nos processos de avaliação, e, por outro lado, o facto de nos últimos anos um número considerável de Instituições de Ensino Superior (IES) ter optado pela implementação de sistemas de gestão da qualidade baseados na NP EN ISO 9001, é propósito desta investigação avaliar se existe uma diferença significativa na qualidade do desempenho percecionada pelos estudantes de IES certificadas face a não certificadas.
A metodologia usada baseou-se na recolha de dados primários através de um questionário de autorrelato ministrado aos estudantes de duas instituições, uma certificada e outra não certificada, do sistema de ensino superior público politécnico.
Os dados obtidos demonstram que a qualidade do desempenho das IES, quando analisada pela perspetiva dos estudantes, parece ser semelhante em instituições certificadas e não certificadas. Assim, apesar de a certificação ser tida como uma mais-valia para qualquer tipo de instituição, não foi possível comprovar diferenças entre IES estudadas
Renata Freitas, é licenciada em Segurança e Qualidade no Trabalho pela ESTGF-IPP e atualmente frequenta o 2º ano do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança da ESTGF-IPP. Desempenha funções no âmbito da prestação de serviços externos de Higiene e Segurança no Trabalho e também atua como docente num curso profissional de nível secundário. Ao nível da investigação tem-se dedicado essencialmente a trabalhos nos domínios da gestão da qualidade em instituições de ensino superior.
Vanda Lima, é doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho. Atualmente, é coordenadora do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança da ESTGF-IPP e responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares no âmbito dos sistemas de gestão. É ainda coordenadora do Gabinete de Prospetiva e Planeamento da ESTGF-IPP e colabora em dois projetos de investigação. Os interesses de investigação centram-se nos domínios da gestão estratégica, das redes industriais locais e dos sistemas de gestão da qualidade.
Mário Rebelo, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e obteve o título de Especialista na área de Segurança e Higiene no Trabalho pelo Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, é coordenador da Unidade Técnico-Científica de Segurança e Saúde da ESTGF-IPP e responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares no âmbito dos sistemas de gestão. Desenvolve ainda atividades de consultoria, colaborando com diversas instituições. As áreas de interesse centram-se nos domínios dos sistemas de gestão, em particular da segurança e saúde do trabalho.
Ver artigo
Ensino Superior, Estudantes, Qualidade e NP EN ISO 9001