Observatório da Qualidade – Um Projeto com contribuições para a ligação entre o conhecimento e a prática organizacional
Índice
Esta comunicação apresenta o projeto de criação de um Observatório da Qualidade (OQ), descrevendo os seus objetivos, motivações e proponentes.
Estando ainda na fase conceptual, os proponentes do OQ pretendem obter contributos para a sua definição, mas também identificar vontades e interesses na sua implementação e desenvolvimento.
O OQ tem interesse para a RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade no sentido em que permitirá acompanhar e caracterizar tendências de evolução do movimento da qualidade, ter acesso a dados relevantes de forma periódica, e complementar a investigação de estudos de casos com análises mais sistemática e longitudinais.
Um parceiro como a APCER – Associação Portuguesa de Certificação, com a relevância que tem no mercado nacional e a dimensão internacional que já conseguiu, reúne as melhores condições para que ambas as entidades promotoras explorem as sinergias de duas perspetivas diferentes, mas complementares, por um lado, a visão de mercado e, por outro, a visão dos resultados da investigação.
Este Observatório da Qualidade permitirá que as diversas contribuições do conhecimento (I&D e as Teorias Metodológicas) se cruzem as práticas organizacionais (Abordagens, Operações, Medida, Aprendizagem e Melhoria).
Pires, A.M.R., Saraiva, M., Rosa, Editores (2019), Qualidade no Futuro, Edições Sílabo. https://publicacoes.riqual.org
ASQ e APQC (2016), The Global State of Quality
Saraiva, M.; Pires, A. R. & Villalobos Moya, K. (2019a). Diagnóstico e reflexão sobre o passado e prognóstico sobre o futuro da revista TMQ–Uma análise da evolução da produção científica (2009-2018). In TMQ – Techniques, Methodologies and Quality: Número Especial 10 anos – Qualidade no Futuro, Lisboa: Edições Sílabo, 17-40. ISBN: 978-989-561-011-2
Saraiva, M.; Pires, A. R. & Villalobos Moya, K. (2019b). A RIQUAL como rede de colaboração científica e os Encontros de Investigadores da Qualidade: Evolução da Produção Científica (2010-2018). TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 10, 11-31. ISSN: 2183-0940.
Saraiva, M.; Pires, A. R. & Villalobos Moya, K. (2020). Análise da Investigação publicada na Revista Forges (2014-2019). 10ª Conferência da FORGES – “O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas.”, Universidade de Évora (Portugal), 18 a 20 de novembro de 2020
Saraiva, M.; Pires, A. R.; Villalobos Moya, K. & Andrade, A. (2019c). Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL. 9ª Conferência da FORGES – “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, Mariana Carolina Barbosa & Sandra Maria Branchine, FORGES e Editora IFB, Universidade de Brasília (Brasil), 20 a 22 de novembro de 2019, pp. 578-590. ISBN: 978-65-990276-1-1.
Saraiva, P., d´Orey, J., Sampaio, P., Cardoso. C., Pinheiro, J., Tomé, L. (2010), O Futuro da Qualidade em Portugal, APQ.
Observatório da Qualidade, Conhecimento, Prática Organizacional, Indicadores, RIQUAL – Rede de Investigadores da Qualidade