A Qualidade nos municípios portugueses – retrato da sua maturidade
A Qualidade nos municípios portugueses – retrato da sua maturidade
Índice
As autarquias locais, e em concreto os municípios, exercem uma função primordial no desenvolvimento em diferentes domínios das comunidades locais e na promoção da coesão territorial. Para o exercício da missão e a concretização do propósito dos municípios revela-se cada vez mais relevante a abordagem que muitos adotam no contexto da gestão da qualidade.
Face a este contexto, pretendeu-se estudar a maturidade dos municípios relativamente às práticas da qualidade e modernização bem como o impacto organizacional decorrente dessas práticas. Com esse objetivo, preparou-se um inquérito através de um questionário que permitisse recolher informação sobre a perceção do(a) responsável pelas áreas da qualidade e modernização acerca das práticas do seu município. Este questionário foi elaborado com base nas variáveis utilizadas pela versão de 2020 do modelo de excelência Common Assessment Framework (CAF) e foi aplicado à totalidade dos municípios portugueses (308) .
Com base nas 264 respostas obtidas (85,7% do universo), pode concluir-se que em relação aos meios, os municípios apresentam globalmente um nível de maior maturidade organizacional no critério “Gestão de recursos e parcerias” e um nível de menor maturidade no critério “Planeamento e estratégia”. No que concerne a resultados, os municípios apresentam maior maturidade no critério de “Resultados orientados para o desempenho chave” e um nível de menor maturidade no critério de “Responsabilidade social”.
Para além de várias considerações relacionadas com o estado da arte, o presente artigo, apresenta linhas de investigação futura no sentido de contribuir para o incremento do desempenho dos municípios.
Municípios, CAF, Excelência, Qualidade