Resumo:
As empresas industriais e as organizações públicas ou privadas procuram optimizar e rentabilizar as suas operações e minimizar os seus custos. As actividades ligadas à manutenção têm um peso significativo nos custos de operação. O aumento das exigências relativas à contenção de custos e disponibilidade de equipamentos leva a que seja encontrado um equilíbrio entre os constrangimentos orçamentais, reclamados pelos gestores, e a qualidade de serviço esperado pelos utilizadores dos equipamentos.
A necessidade da certificação de prestadores de serviços de manutenção resulta da percepção do impacto que esta actividade tem no desempenho global das empresas, nomeadamente, na sua competitividade, na qualidade do produto/serviço final e no cumprimento de prazos.
Este trabalho pretende auscultar a percepção dos clientes e dos prestadores de serviços de manutenção, relativamente aos requisitos e aspectos mais importantes em todo o processo de prestação de serviços de manutenção. Para isso, foi feito um questionário para cada um deles, de forma a identificar os critérios mais importantes e as propostas/sugestões de melhoria que o referencial normativo (ainda em vigor) deve ter em conta na sua próxima revisão.
Nota: artigo não disponível /paper not available
prestação de serviços de manutenção, requisitos, certificação