Automatização e melhoria do preenchimento de documentação standard numa empresa do setor automóvel.
O trabalho padronizado é um dos pilares fundamentais do Toyota Production System (TPS), sendo a documentação standard utilizada por muitas empresas para definir um processo, constituindo uma das ferramentas que melhor permite identificar desperdícios e possíveis melhorias. Perante este cenário, torna-se de extrema importância a definição dos processos segundo a documentação mencionada.
No âmbito de um projeto de estágio curricular realizado numa empresa do setor automóvel que opera segundo o TPS foi, assim, desenvolvida uma alteração à documentação standard utilizada. Nas atividades desenvolvidas por parte do departamento da engenharia de processo da empresa, é amplamente utilizada a documentação standard, composta por vários documentos que, em conjunto, definem o processo produtivo e que se apresentam muito resumidamente em seguida:
- SWRS (Standardized Wok Recording Sheet) – O SWRS é preenchido através das gravações efetuadas às atividades de cada posto de trabalho. É importante que nas gravações se consigam visualizar os movimentos das mãos dos operadores. São registados individualmente cada elemento de trabalho e os correspondentes tempos (Lean Enterprise Institute, 2021).
- WSS (Work Step Sheet) – O WSS representa todas as operações e os seus tempos de execução divididos nas diferentes partes da sequência produtiva: tempo de trabalho manual, tempo de processamento de máquina ou espera e tempo de deslocação.
- SWCT (Standardized Work Combination Table) – O SWCT representa a sequência de elementos de trabalho e os seus tempos de execução. Demonstra a interação e a combinação das diferentes partes da sequência produtiva: tempo de trabalho manual, tempo de processamento de máquina ou espera e tempo de deslocação. Esta documentação auxilia na identificação de oportunidades de redução de tempos de ciclo, ou seja, potencia a identificação de desperdícios como tempos de espera, sobrecarga e deslocações excessivas (Lean Enterprise Institute, 2021; Lean Execution, 2021).
- Yamazumi Chart – Consiste num gráfico de barras empilhadas em que cada barra representa uma operação. Na sua constituição há também uma linha que representa o Takt-Time. Desta forma é possível perceber, de forma visual, o balanceamento das operações.
- SWC (Standardized Work Chart) ou Moving Line – É basicamente um diagrama de esparguete que mostra os movimentos do operador em toda a sequência produtiva, a localização do material e o layout do processo. Constitui uma ferramenta de gestão visual e de suporte à metodologia kaizen. (Lean Enterprise Institute, 2021).
- WACT (Weighted Average Cycle Time) ou Process Yamazumi – O WACT Yamazumi consiste num gráfico de barras que representa o tempo de ciclo para cada modelo, num ambiente de produção “mixed-model”, resultando num tempo de ciclo médio ponderado.
No âmbito do projeto em estudo, considerou-se que o preenchimento da documentação era um processo muito demorado e sujeito a erros surgindo, assim, a necessidade de o tornar mais ágil.
Standardized Work | Lean Enterprise Institute (2021). Retrieved April 4, 2023, from https://www.lean.org/lexicon-terms/standardized-work/
Standardized Work Combination Table | Lean Execution (2021). Retrieved April 4, 2023, from https://versalytics.org/2021/05/23/standardized-work-combination-table/
Automatização; Documentação; Automóvel