Design e implementação de um Sistema de Controlo da Qualidade numa indústria de elevadores
A indústria da produção de elevadores está cada vez mais competitiva, na medida em que no atual paradigma de customização em massa é exigida uma grande variedade de produtos finais, um tempo muito reduzido até à chegada ao mercado e os menores tempos de produção possíveis. Esta competitividade advém não só da pressão dos concorrentes, mas também dos elevados níveis de qualidade exigidos pelos clientes. Assim sendo, é cada vez mais necessário um Sistema de Controlo da Qualidade eficiente e responsivo, sem que a produtividade do chão de fábrica da empresa seja comprometida.
No início do estudo em causa, o principal problema associado ao controlo da qualidade no chão de fábrica da empresa Schmitt Elevadores Lda traduzia-se na falta de metodologia no que diz respeito ao controlo da qualidade em processo por parte dos seus dois controladores. Devido à sua grande experiência na área, os controlos eram unicamente baseados no seu conhecimento, o que no futuro se poderia traduzir num problema se outros trabalhadores tivessem de desempenhar a função de efetuar o controlo da qualidade aos 20000 componentes que perfazem um elevador. Para além disso, o controlo baseava-se num único indicador: a quantidade de controlos a realizar por ano. Não existia qualquer instrução ou guia de trabalho que indicasse quais as componentes do elevador que deveriam ser controladas e em que secções do chão de fábrica esses controlos deveriam ser realizados. A maioria dos controlos era feita apenas antes da expedição final do elevador e nunca durante os seus diversos processos de fabrico.
Notou-se uma grande necessidade de haver uma normalização de trabalho associada ao controlo da qualidade, considerada como uma das mais importantes ferramentas da filosofia Lean. Esta ferramenta corresponde à definição de procedimentos de trabalho para cada um dos operadores envolvidos num processo específico e permite que os processos sejam realizados de forma consistente, reduzindo a variabilidade do produto final (Santos, Santos and Santos 2021) (Lu and Yang 2015).
Lu, J-C, and T Yang. 2015. “Implementing lean standard work to solve a low work-in-process buffer problem in a highly automated manufacturing environment.” International Journal of Production Research, 53 2285-2305.
Santos, D M C, B K Santos, and C G Santos. 2021. “Implementation of a standard work routine using Lean Manufacturing tools: A case Study.” Gestão & Produção, 28 .
Controlo da Qualidade; Design; Elevadores