Benefícios da ISO numa empresa familiar dos frutos vermelhos
Em Portugal, o setor dos frutos vermelhos está em grande expansão ao nível do consumo e da produção, representando atualmente um grande potencial pelo seu valor estratégico e excelente qualidade dos produtos. Existindo, atualmente, uma cultura de alimentação saudável em forte crescimento, o valor nutricional dos frutos vermelhos é cada vez mais valorizado pelos consumidores.
O tecido empresarial no sector de produção de frutos vermelhos é constituído, a nível nacional, por uma percentagem significativa de microempresas familiares.
A expansão de produção e do mercado por via do acréscimo do consumo de frutos vermelhos, obriga a uma reorganização destes operadores económicos, ainda que de carácter familiar, no sentido de acompanhar este crescimento e maximizar os resultados.
O objetivo deste artigo é demonstrar através de um estudo de caso na REDFRUITS (nome fictício da empresa), que a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade NP EN ISO 9001:2015 em empresas familiares de pequeno porte, pode contribuir para o seu crescimento, aumentar os índices de eficiência e eficácia e assegurar a sustentabilidade do negócio através da definição de um painel de gestão, identificando os objetivos da qualidade, os Key Performance Indicator (KPI), para os mensurar e o planeamento para os atingir (requisito 6.2).
Eva Santiago has a degree in Engenharia Química pela FCTUC, Universidade de Coimbra, Pós-Graduada em TSSTH e Conselheira da Segurança, Pós-Graduada em Engenharia da Qualidade e Gestão Tecnológica e Organizacional, Diplomada de Estudos Avançados (DEA) SHST pela Universidad de Leon, Espanha. Doutoranda de Desenvolvimento Sustentável Local pela Universidad Leon Espanha. LEAD AUDITOR reconhecido pela IRCA, SGS Academy Portugal. Experiência profissional na indústria durante 23 anos, onde exerceu funções de Direção da Qualidade, Direção Técnica e Direção Indústria. Experiência prática em implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Auditora Sistemas de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e Biocidas Experiência prática em implementação de Sistema de Gestão de Produtos Químicos, regulamentos REACH, CLP e ADR. Docente do ensino superior.
Presidente da GATES Global Association for Technology, Education and Science, Diretora Executiva da Escola do Mar CBS IPC Figueira da Foz
Marina Garcia Bonito é Mestre em Contabilidade e Finanças pela ESGT de Santarém, Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISLA de Santarém, aluna da Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Integrados em Coimbra Business School – ISCAC. Contabilista certificada desde 1999, autora do artigo científico “Contabilidade ambiental: Gastos em empresas certificadas pela ISO 14001 em Portugal, publicado na revista TMQ nº8. Responsável por um SGQ pela ISO 9001:2015 em empresa industrial, formadora e auditora interna.
Alexandra Frazão aluna da Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Integrados em Coimbra Business School – ISCAC, Mestrada em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela ISCSP – Universidade de Lisboa, Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Politécnico de Leiria, Pós-Graduada em Executive Coaching pelo Instituto Politécnico de Leiria
Liliana Frazão aluna da Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Integrados em Coimbra Business School – ISCAC, 12º Ano de escolaridade, frequência 2º Ano de Gestão de Empresas -ISLA de Leiria; Empresária Agrícola.
Edilene Oliveira é Mestre em Engenharia e Gestão da Água pela FCT, Universidade Nova de Lisboa, Licenciada em Engenharia do Ambiente pela ESTG, Instituto Politécnico de Leiria, Técnica Superior de Segurança no Trabalho pela Traininghouse, Pós-Graduanda em Sistemas Integradas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança pela ISCAC, Instituto Politécnico de Coimbra. É atualmente Engenheira do Ambiente em uma obra pública. Áreas de interesse: qualidade, ambiente, segurança no trabalho e Gestão.
Carney, M. & Dieleman (2023) – 1 Business Families: An Introduction. De Gruyter Handbook of Business Families. Boston.
Coelho, A.S.M.G.(2016) – Orientação Empreendora, Redes de Negócio e Desempenho: O caso específico das PME familiars. Tese de Doutoramento. Braga.
Gerring, J. (2004) – What Is a Case Study and What Is It Good for? Los Angeles: American Political Science Review. v. 98, n. 2, p. 341-354.
Marionnet Sarl (2013) – II Encontro de Produtores de Framboesa – UAlg – Campus de Gambelas | Portal Agronegócios.eu (agronegocios.eu)
Palacios, T. M. B, Martínez, A. B., & Jiménez (2013). Citation: Family growth versus family firm growth: professional management and succession process. The Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 11 (1), 58-76.
Silva, O.J. (2021) – Implementação dos requisitos da norma ISO 9001:2015 numa fábrica de alimentação para animais – RCAAP:PT
NP EN ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos
Santiago, E. & Azevedo, L. (2022) – Strategic Approach to the Implementation of a Quality Management System by NP EN ISO 9001: 2015, a case study – IX Encontro de Troia . Qualidade, Investigação e Desenvolvimento.
Yin, R. K. (2010) – Estudo de caso: planejamento e métodos (2.ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Gestão Estratégica; Monitorização; KPI; Sistema de Gestão de Qualidade.