Uma proposta para a gestão do capital intelectual no serviço público: Aplicação em uma instituição de ensino no Brasil
Objetivo: Esta pesquisa objetivou diagnosticar a gestão dos capitais intelectual e humano, de uma instituição pública de ensino, considerando os fatores de compartilhamento do conhecimento, motivação e capacitação dos colaboradores.
Originalidade: A utilização de ensino a distância (EAD) pode ser uma importante ferramenta para que se capacite a Administração Pública para um incremento da qualidade e do desenvolvimento do capital intelectual, replicando boas práticas, facilitando a troca de experiência, para que cada vez mais a sociedade possa usufruir de serviços públicos de qualidade e prestados de forma eficiente. O EAD é um instrumento de baixo custo e de grande poder de alcance geográfico. A aplicação do modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) de construção do conhecimento organizacional pode ser adequada para a gestão do capital intelectual no serviço público.
Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino pública e as amostras foram distribuídas pelos diversos campi da instituição, utilizando-se questionários como instrumento de pesquisa.
Resultados: O resultado do questionário aplicado com os servidores demonstrou expectativas e condições favoráveis ao uso da modalidade EAD na capacitação. Verificou-se que há procura pela modalidade, principalmente em escolas do governo, demonstrando que o servidor está buscando objetos de capacitação alinhados às funções e competências requeridas pelo serviço público.
Principais conclusões: Foram propostas ações para aumentar a satisfação e motivação no trabalho e para educação à distância visando a capacitação e a aquisição de conhecimento e que o modelo SECI pode ser utilizado para a gestão do capital intelectual desenvolvido.
Gestão do Conhecimento. Modelo SECI. Educação à distância. Aprendizagem organizacional. Motivação de Pessoas