Qualidade 2030: O grande desafio da década
Apesar dos avanços vivenciados pela humanidade, o modelo de desenvolvimento, até então utilizado, tem demonstrado, nas últimas décadas, que é propenso a recessões, pois tem gerado escassez, desemprego, pobreza, estragos no meio-ambiente, redução da biodiversidade, além do fosso entre ricos e pobres. Muitos dos problemas que hoje enfrentamos são resultantes da visão de curto prazo dos governos, das empresas e da sociedade, que privilegiaram o material e o lucro a qualquer custo, considerando infinitos os recursos naturais finitos. Este artigo apresenta uma análise dos impactos causados pela combinação de atitudes irresponsáveis e visões puramente mercadológicas, sem analisar os riscos para a vida no Planeta. Propõe, entretanto, mudanças de paradigmas para reverter esse processo de destruição da natureza e seus dependentes. Por meio de atitudes sérias, políticas sólidas, trabalho colaborativo, educação, consciência coletiva e visão de futuro é possível estancar esse processo. Por fim, é apresentado o Modelo de Referência “Reinvente o Futuro”, base para o novo Conceito de Qualidade Total – a Qualidade 2030. É preciso fazer acontecer, pois este é o “Grande Desafio da Década”.
Jairo Martins da Silva, brasileiro do Recife, é engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com especialização em Administração, pela Faculdade Católica de Administração de Empresas, em Curitiba, e mestrado profissional em gestão empresarial pela Duke University, na Carolina do Norte (EUA).
Exerceu as suas atividades profissionais na Siemens, nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação, onde ocupou várias posições no Brasil, América Latina e Alemanha. Foi um dos Coordenadores do Sistema Siemens de Qualidade Total, que culminou com recebimento do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade 1998, pela Divisão de Telecomunicações.
Entre 2011 e 2019 foi presidente-executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), juiz do Prêmio Iberoamericano de la Excelencia de la Gestión, membro da Rede Iberoamericana de la Excelencia en la Gestión (Redibex) e do Global Excellence Model Council (GEC).
É membro do Conselho Curador da Fitec – Fundação para Inovações Tecnológicas e da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), entidade de apoio ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para cooperação científica, pesquisa, desenvolvimento e capacitação. Atualmente é o Diretor Presidente da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.
Sukdev, Pavan. Corporação 2020 – São Paulo: Ed. Abril,
Scharmer, Liderar a partir do futuro que emerge: a evolução do sistema econômico ego-cêntrico para o eco-cêntrico – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
T&S Academy. Modelo de Referência Reinvente o Futuro. São Paulo,
Qualidade 2030; Desafio; Década