Melhorando a Gestão de Produtos Químicos em Hospitais: Um Roadmap Estratégico
Melhorando a Gestão de Produtos Químicos em Hospitais: Um Roadmap Estratégico
Este trabalho aborda a formulação e desenvolvimento de um roadmap para melhorar a gestão de substâncias e misturas perigosas num grupo privado do setor de saúde em Portugal. O roadmap proposto começa com o planeamento de uma auditoria para identificar e avaliar os produtos químicos em uso, destacando os potenciais riscos associados. O roadmap preconiza o desenvolvimento de protocolos padronizados para cada etapa do ciclo de vida dos produtos, assegurando que os procedimentos estejam alinhados com as regulamentações legais vigentes. A capacitação dos funcionários é essencial e será comtemplada no roadmap uma vez que a implementação de programas de treino são uma componente chave para garantir que todos compreendam os riscos e saibam manusear os produtos de maneira segura. O roadmap proposto vai dar enfase à relevância de um sistema de monitorização e revisão contínuos com o objetivo de manter a eficácia das medidas implementadas e assegurar um ambiente de trabalho seguro e conforme.
Ambiente Hospitalar, Gestão de Substâncias químicas perigosas, Segurança hospitalar
Ana Rita Matos is currently pursuing her master’s degree in Quality and Environmental Engineering at the Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Her master’s thesis focuses on managing hazardous substances and mixtures within a private healthcare group in Portugal. Her research is primarily centered on the continuous improvement of healthcare processes.
Isabel M. João has received a PhD in Industrial Engineering and Management from the Instituto Superior Técnico -Technical University of Lisbon– Portugal. She is currently Coordinator of the Quality and Environmental Engineering Master Course at Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) and researcher at the Center of Management Studies of IST (GEG-IST). Her research interests are in the areas of Quality Management, Process Management and Product and Process Design and Improvement.
Ver artigo

