A Normalização associada ao desafio BIM
A Normalização associada ao desafio BIM
O sector da construção tem, em Portugal e no mundo, um impacto preponderante na comunidade. Para além de ser uma área operacional com um grau de normalização considerável, está envolvida em cadeias de abastecimento estruturais e em processos de projeto e construção constituídos por uma conjunção complexa de diferentes materiais, especialidades e funcionalidades.
Os processos colaborativos associados à metodologia BIM (Building Information Modelling) encontram-se em fase de expansão global, e particularmente em Portugal. Esta implementação gera novas possibilidades de trabalho mais eficientes e consistentes, mas exige, simultaneamente, ajustes significativos nos fluxos de trabalho tradicionalmente consolidados.
Apesar dos benefícios associados à implementação da metodologia BIM, esta implica uma abordagem sistémica que articule normalização técnica, adaptação legislativa e capacitação dos agentes da cadeia de valor, assegurando a sustentabilidade técnica, económica e ambiental do parque construído.
Na presente comunicação procede-se à identificação de normas relevantes para a definição de conteúdos técnicos aplicáveis à elaboração de projetos e consequente operacionalização com recurso à metodologia BIM, analisando as dificuldades associadas à sua adaptação ao contexto nacional e os principais desafios enfrentados pelos intervenientes na cadeia de valor do processo construtivo.
Construção, Interoperabilidade, Metodologia, Normalização.
Pedro José Oliveira has a degree in Civil Engineering from the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, 2009. He is currently a technician in consultancy at Ceramics and Glass Technology Centre and he is a member of the technical committee CT 197. His work interests are in the areas of BIM methodology for the construction manufacturing industry, management systems, lean, product certification and CE marking of construction products.
Ver artigo