Do Sistema à Cultura: Como a implementação do SGQ IATF 16949 promove os princípios da TQM?
Do Sistema à Cultura: Como a implementação do SGQ IATF 16949 promove os princípios da TQM?
No atual contexto organizacional, caracterizado por elevada competitividade e exigências crescentes de qualidade, as organizações têm apostado na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) para assegurarem não apenas a eficiência operacional, mas também mudanças culturais sustentáveis. No setor automóvel, caracterizado por elevados padrões de conformidade e foco na melhoria contínua, os SGQ assumem um papel estratégico na consolidação da competitividade.
Wang & Meckl, (2020) propõem um modelo para identificar e avaliar os fatores críticos de sucesso (FCS) da Gestão da Qualidade Total (TQM) na indústria automóvel, utilizando os sistemas VDA e IATF 16949 como referências iniciais. A integração entre a abordagem estruturada do SGQ IATF 16949 e os princípios abrangentes da TQM permite transformar o ambiente organizacional, promovendo uma cultura de qualidade transversal, desde a liderança até ao chão de fábrica.
El Manzani et al. (2019), Soltanmohammadi et al. (2021) e Sá et al. (2022) destacam a implementação de SGQ como instrumento fundamental para impulsionar a TQM e fomentar a melhoria contínua.
Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender de que forma a adoção do SGQ IATF 16494 promove o desenvolvimento de cultura organizacional orientada pela TQM.
Para aprofundar esta análise, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar os principais contributos científicos que evidenciam de que forma a implementação do SGQ IATF 16949 pode promover uma cultura organizacional alinhada com os princípios da TQM. A revisão teve como foco compreender como os requisitos da norma podem ser operacionalizados de modo a incorporar os pilares da TQM.
IATF 16949; Indústria Automóvel; Sistemas de Gestão de Qualidade; TQM
Sandra Ribeiro holds a degree in Industrial Management and Engineering from the Polytechnic Institute of Bragança and is currently a student of the Master’s in Total Quality Management. She works as a Quality Engineer, and her research interests focus on Quality, particularly the synergies between different domains that enhance efficiency in quality assurance systems.
Ver artigo