Melhoria do processo de gestão de fornecedores: o caso da Crioestaminal
Melhoria do processo de gestão de fornecedores: o caso da Crioestaminal
No contexto da globalização empresarial, a gestão eficiente de fornecedores, baseada nas suas capacidades e competências, é um fator crucial para que as organizações alcancem a melhoria contínua no desempenho das suas cadeias de abastecimento.
Este trabalho foi elaborado no contexto de um estágio curricular realizado na Crioestaminal, com o objetivo principal de melhorar a qualidade da gestão do seu processo de fornecedores. A metodologia de Action Research envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas a fornecedores e aos principais intervenientes no processo de gestão de fornecedores. Adicionalmente, recorreu-se ao método de Observação Participante para a recolha de dados, através de uma análise detalhada do processo e das suas lacunas. Esta abordagem possibilitou a elaboração de propostas de melhoria e a sua posterior implementação nas etapas de avaliação, classificação e qualificação de fornecedores.
Este relatório de estágio contribuiu para a melhoria do processo de gestão de fornecedores da Crioestaminal, bem como para o corpo de conhecimento existente sobre a gestão de fornecedores no setor biotecnológico.
Gestão de Fornecedores, Método ABC, Método AHP, SCM
Ana Gandarinho é licenciada em Ciências Biomédicas e possui mestrado em Gestão, ambos obtidos na Universidade de Aveiro. Em 2024, realizou um estágio na área de Gestão da Qualidade na empresa Crioestaminal. Os seus principais interesses profissionais concentram-se na interseção entre gestão e saúde, com foco na melhoria de processos e qualidade no setor biomédico.
Ver artigo