Certificação/Acreditação nos Hospitais – revisão sistemática
Certificação/Acreditação nos Hospitais – revisão sistemática
A qualidade em saúde é um tema mundialmente abordado no sentido de melhorar a eficiência das unidades de saúde, aumentando a segurança e satisfação do utente. A implementação de modelos de gestão da qualidade tornou-se crucial, associada a um grande investimento económico, humano e tempo para a elaboração, implementação e avaliação dos diferentes sistemas a desenvolver (YILDIZ, M, et al. 2019). A certificação da Organização Internacional de Padronização (ISO) e a acreditação de instituições prestadoras de serviços de saúde por diversas entidades são amplamente utilizadas como ferramentas para melhorar ou regular a qualidade, a segurança nos serviços de saúde e para comercializar serviços além-fronteiras. O objetivo da investigação é analisar o impacto dos modelos nas unidades hospitalares, os benefícios e desafios da certificação/acreditação. Neste sentido, efetuou-se uma revisão sistemática de literatura pesquisando em duas bases de dados PubMed e Scopus. Os resultados evidenciaram que na maioria dos casos há benefício para o serviço de saúde e para o utente, permitindo a melhoria da qualidade dos processos e consequentemente da segurança do utente. Observou-se fraca evidência concreta e mensurável sobre o impacto dos modelos de certificação ou acreditação nos hospitais, que justifiquem a disponibilidade de recursos humanos e financeiros alocados a esta temática organizacional. Conclusão, há uma inquietação a nível mundial com os cuidados de saúde centrados no utente, no entanto, a revisão sistemática demonstra falta de informação sobre as políticas e estratégias na implementação de modelos de certificação ou acreditação. De acordo, com a literatura deve-se aumentar o investimento na formação dos profissionais, na partilha de conhecimentos e metodologias desenvolvidas que permitam avaliar o efeito destes processos nas diversas dimensões da qualidade em saúde.
Accreditation, Certification, Hospital, Quality Management
João C. Oliveira Matias Professor catedrático na Universidade de Aveiro. Coordinator of the Scientific Area of Industrial Engineering
Director of the 3rd Cycle (doctoral programme) in Industrial Engineering and Management
Coordinator of SIEM_LAB – Sustainable Industrial Engineering and Management LAB
Margarida Isabel Esteves Aluna de Doutoramento Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro. Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Auditora Externa do Modelo de Acreditação da Direção Geral da Saúde.
Maria João Rosa….
Ver artigo