Carrinho

VALUE BALANCED SCORECARD

VALUE BALANCED SCORECARD

Autores

Fátima Geada

Luís Cruz

Telmo Silva

Tudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.

A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem e focalizarem as suas políticas e ações na prossecução e desenvolvimento da sua missão, dos seus objetivos, estratégias e metodologias assentes em quatro pilares de análise fundamentais: clientes, financeiro, proces­sos internos e aprendizagem-crescimento, complementados pelas vertentes de análise de risco e avaliação de desempenho.

No atual contexto económico-social, mais do que nunca, os gesto­res são postos à prova e levados a dar o melhor de si. Este livro, com um grande sentido pedagógico, pode ajudá-los a implementar uma ferramenta de gestão com provas dadas e deste modo ultrapassa­rem e superarem com êxito os obstáculos com que são confrontados.

FÁTIMA CASTANHEIRA GEADA, nasceu em Lisboa, licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia da UTL, efetuando em sequência o Mestrado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão, prosseguindo mais tarde com o doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa, com a Tese desenvolvida numa área extremamente ape­lativa «O Pro­cesso de Transição para o Euro – O Caso Português»; tendo complementado a formação na vertente profissional com frequência de Gestão de Risco e Auditoria no MIS-Londres. Com vasta experiência de docência universitária, quer a nível de licenciatura, pós graduações e Mestrados, nas áreas de Economia, Gestão e Auditoria; sendo atualmente Professora Associada da Universidade Atlântica e Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Superior de Gestão Bancária. A sua vivência profissional no âmbito empresarial tem vindo a ser desenvolvida sobretudo na área de controlo de gestão e Auditoria, sendo atualmente Diretora de Auditoria da TAP e membro de diversos Conselhos Fiscais, bem como Presidente da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna.

LUÍS CRUZ. Nascido em Lisboa, inicia atividade profissional em gestão do código do direito de autor na SPA, desenvolvendo carreira na gestão de contas financeiras na área da banca privada. Possui um background em Organização Industrial, Gestão de Marketing e Gestão de Serviços a Clientes, mas foi como bolseiro do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova De Lisboa que inventariou as gavetas da Torre do Tombo. O seu curriculum demonstra uma grande versatilidade quer nas áreas de letras, quer nas de Ciências e os seus interesses destacam-se por abranger diversos âmbitos profissionais e académicos. Com diversos projetos pessoais, dos quais se destaca o restaurante e casa de fados Coração da Sé, o seu ponto forte visa a constante organização e melhoria da qualidade de serviços aos clientes, avaliando constantemente os indicadores de desempenho que rentabilizam o processo, a imagem e os objetivos estratégicos.

TELMO SILVA. Sempre ligado às novas tecnologias, adora ser criativo e apostar na inovação. Possui um background em Gestão de Marketing e Gestão de Serviços de Clientes, os seus interesses incluem o desenvolvimento das melhores práticas e processos através de um conhecimento aprofundado das necessidades dos consumidores, combinando as tendências das tecnologias emergentes com estratégias mais tradicionais. É cofundador e atual Diretor de Marketing da Virtualmente, uma empresa empreendedora sediada em Lisboa, tendo estado ligado ao desenvolvimento de competições nacionais de simuladores de gestão e lecionado algumas disciplinas no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) e no IADE Creative University. Paralelamente é fundador e CEO da Grow uP Gaming, uma Associação de desportos eletrónicos de elevado prestígio, pioneira em Portugal.